Categoria: Saúde e Bem-Estar

Capa de 'Verão: saiba quando a tosa é necessária'

Verão: saiba quando a tosa é necessária

Na estação mais quente do ano, a tosa é uma grande aliada para aliviar o calor, auxiliar na higiene e na saúde do pet. No entanto, é importante alertar que algumas raças não necessitam desse procedimento devido a sua origem e genética.

A tosa evita o acúmulo de fezes e urina na região genital do animal, facilita a limpeza dos olhos, ouvidos, focinho, patas e traz praticidade ao dono na hora de cuidar do pet.

Um número menor de pelos facilita ainda a visualização de parasitas (pulgas e carrapatos), feridas, a prevenção de doenças de pele, além da formação de nós na pelagem.

Durante o verão, os animais passeiam, se molham e ficam sujos com mais frequência, o que pode causar mau cheiro e dermatites. Por isso, os cães de pelo longo das raças Poodle, Lhasa Apso, Shih Tzu, Schnauzer, Maltês, Cocker, Yorkshire e os gatos Persas se beneficiam muito com a tosa nesse período.

Animais com origem em países de clima frio também sofrem com o calor e necessitam de cuidados especiais. Porém, é preciso cuidado, algumas raças com pelagem densa, como o Husky Siberiano, não devem ter os pelos cortados, pois podem apresentar alopecia pós-tosa, uma demora no crescimento do pelo em determinadas áreas que foram tosadas. A causa ainda é desconhecida e o problema pode ser normalizado em até seis meses.

Os cães de pelagem curta também não devem passar pelo procedimento.  A genética desses pets permite que eles se adaptem às estações do ano. Por isso, no verão, eles perdem pelo para sentir menos calor.

Apesar da tosa ser uma grande aliada, ela não é suficiente para eliminar o calor dos animais. O pet precisa de um cantinho com sombra, brisa e água fresca para se proteger do sol e equilibrar a temperatura do corpo.


Cuide da saúde do seu pet!

Happy pet. Happy you.