Categoria: Saúde e Bem-Estar

Capa de 'Unhas dos gatos: elas merecem cuidados especiais'

Unhas dos gatos: elas merecem cuidados especiais

Você sabia que as unhas são fundamentais para o desenvolvimento saudável dos gatos? O hábito de arranhar móveis, paredes, cortinas e objetos é uma forma natural que eles utilizam para deixá-las afiadas e retirar a capa envelhecida que protege suas garras. Porém, quando elas estão muito afiadas, podem estragar objetos, machucar seus donos e até os próprios gatinhos.

Por isso, a importância do corte e a manutenção das garras. Antes de começar a ler as nossas dicas, é importante esclarecer que esse procedimento deve seguir a orientação e o auxílio de um médico veterinário. Os cuidados podem não oferecer riscos aos pets, mas necessitam de experiência e ferramentas adequadas.


 

Corte

Assim como nos humanos, as unhas dos gatos nunca param de crescer e é essencial que sejam cortadas com frequência para não incomodar o felino. É importante acostumar seu pet desde filhote com o processo e demonstrar que não se trata de uma ameaça.

A camada de queratina que cobre a unha do gato é a única parte a ser aparada e deve ser feito com muito cuidado, pois fica próxima da derme, onde passam as terminações nervosas da garra e qualquer corte excessivo pode causar desconforto ao felino. As unhas brancas facilitam a identificação dos vasos sanguíneos que passam dentro dela e devem ser preservados, já as outras cores impedem que essa linha limite seja identificada facilmente. Por isso, fique atento!



 

Protetores

Os protetores são ideais para proteger as unhas. Eles evitam danos aos objetos da casa e previnem arranhões causados pelas garras afiadas. O material utilizado na fabricação do produto é macio e a cola de fixação é antialérgica, tudo para não prejudicar a saúde do animal.

Para que ele não reaja de forma incisiva ou sinta-se incomodado, o momento certo para a aplicação é quando o gato está dormindo ou descansando. Isso permite que a cola seque adequadamente. 

Após um mês de uso, é necessária a substituição do protetor, devido ao crescimento das unhas do felino. 



Foto: Amor e Miados

 

Recompensa

Qualquer um dos procedimentos, apesar de simples e indolor, pode estressar o felino. Nesse caso, é importante segurar o gato no colo e tratá-lo com muito carinho. Oferecer petiscos ou a comida favorita dele também são ótimas opções para agradar o animal.



 

Gostou das dicas? Fique atento ao nosso blog e confira mais sugestões que ajudam a cuidar melhor do seu pet!

 

Happy pet. Happy you.