Categoria: Saúde e Bem-Estar

Capa de 'Tempo seco: seu pet precisa de cuidados especiais'

Tempo seco: seu pet precisa de cuidados especiais

A falta de chuva e o tempo seco prejudicam a saúde do seu pet. Nesse período, sintomas como coceira nos olhos, boca seca, dificuldade respiratória e desidratação são comuns em cães e gatos. Por isso, alguns cuidados especiais são necessários para ajudar a diminuir o desconforto nos animais de estimação. Confira!


Cuidados com os olhos

O tempo seco e a poluição irritam os olhos do animal, que alivia a coceira com a pata - atitude que machuca o globo ocular e causa infecção. Outro problema é a conjuntivite, uma doença muito comum em animais com focinhos curtos e olhos saltados como o spitz alemão e o pequinês.

Para aliviar os sintomas de doenças oftálmicas, o ideal é limpar os olhos dos animais com soro fisiológico ou água filtrada várias vezes ao dia. Já para cães e gatos com olhos secos, realize a lubrificação com colírios específicos. Nesse caso, é importante consultar um médico veterinário de confiança.


Cuidados com o Pet: Cuidados com os olhos


Ingestão de líquidos

Para evitar que seu pet sofra com a baixa umidade do ar, lembre-se de manter potes de água fresca à disposição durante todo o dia.


Cuidados com o Pet: Ingestão de líquidos


Atividades físicas

Evite passear ou realizar atividades físicas com seu cão ou gato em áreas abertas nos horários em que o sol estiver muito forte, entre às 10h e 17h.


Cuidados com o Pet: Atividades físicas

 

Umidade constante

Para deixar o ar mais úmido, coloque bacias com água, toalhas molhadas e umidificador próximo ao local em que o pet dorme.


Cuidados com o Pet: Umidade constante


Uso de cigarro

Evite fumar no mesmo ambiente que o seu animal. Durante o tempo seco, diversos tipos de partículas e ácaros ficam em suspensão no ar e são inaladas pelo pet. A fumaça do cigarro piora ainda mais a qualidade do ar e causa tosse, chiado, falta de ar, rinite alérgica e doenças respiratórias como asma e bronquite.

 

Medicação

Os pets com doenças respiratórias crônicas e que fazem uso de medicamentos específicos precisam ajustar a dose ou a frequência do medicamento. Isso deve ser verificado com um médico veterinário.

 

Carrapatos

Com a falta de chuva, a grama fica seca e se torna ideal para a proliferação de carrapatos. Para evitar esse problema, limpe, molhe a grama e realize o tratamento preventivo contra o parasita.


Cuidados com o Pet: Carrapatos

 

Segundo especialistas, animais idosos e filhotes pedem atenção redobrada, fique atento e trate seu pet com muito amor e carinho!

Happy pet. Happy you.