Categoria: Cães

Capa de 'Shih Tzu: conheça algumas características da raça'

Shih Tzu: conheça algumas características da raça

O Shih Tzu é um cão de pelagem longa e macia, que está sempre pronto para brincar. Saiba outras características dessa raça que está entre as mais queridas dos brasileiros.

 

Origem da raça


O nome Shih Tzu tem como significado “cão leão” e está ligado a aparência leonina desse animal. Embora muitas pessoas acreditem que a raça teve sua origem na China, devido a associação com o budismo – religião em que o leão é considerado um animal divino, reza a lenda que sua origem foi no Tibete durante o século 17. A raça seria o símbolo do amor entre uma princesa chinesa e um mongol. Sem esperança de se casarem, eles decidiram cruzar os representantes caninos de suas nações - o Pequinês Chinês e o Lhasa Apso tibetano – para representar o que havia de melhor nas duas culturas.


Desde que foi levado para Europa, por volta de 1930, surgiram muitos exemplares da raça por todo continente.

 

Aparência 


Os Shih Tzus são uma raça de pequeno porte, com no máximo 27 cm de altura. Esses animais têm olhos grandes, arredondados, orelhas cobertas por pelos lisos e abundantes que se estendem até as pernas dianteiras, focinho largo, curto, de formato quadrado, além de cabeça e cauda empinadas que proporcionam um ar de confiança à raça.

As colorações desses cães podem variar bastante. Os mais comuns são os que tem a testa e a ponta da cauda branca.

Como os seus pelos quase não apresentam queda, são uma excelente escolha para pessoas alérgicas.

 

Uma raça alegre e extrovertida
 

Entre as principais características temperamentais dos Shih Tzus, está a alegria exacerbada. Eles são muito animados e estão sempre prontos para brincar! Principalmente com as crianças. No entanto, são muito teimosos e os donos podem encontrar dificuldades para educá-los.

Para quem deseja proteger a casa, eles também são bons cães de alerta e sempre latem quando acontece algo diferente à sua volta.

Carinhosos, apegados e muito carentes, não negam um colo e preferem sempre estar na companhia dos seus donos.

 

Happy pet. Happy you.