Categoria: Gatos

Capa de 'Seu gato mia? Conheça 8 motivos!'

Seu gato mia? Conheça 8 motivos!

Se você tem um gato, deve se perguntar diariamente o motivo pelo qual ele mia. É difícil saber ao certo o significado do miado. No entanto, prestar atenção nas situações e nos diferentes tipos de sons emitidos em cada uma delas pode ajudar a conhecer um pouco melhor seu felino.


1 - Fome

O miado de fome é o mais conhecido e fácil de identificar, porque os gatos irão miar até conseguirem o que querem. Eles podem emitir o som por diversos motivos: devido a vasilha estar vazia, com pouca comida, entre outros. Alguns além de miar, também podem correr à sua volta ou passar as unhas nas pernas.


2 - Demonstração de carinho

Já observou o quanto seu gato mia quando você chega em casa? O som chega a ser agudo e constante. É importante prestar muita atenção se ele está carente por ter ficado o dia todo sozinho, doente ou somente deseja carinho – nesse caso, junto com o miado vem o jeito carinhoso dele se esfregar na sua perna ou até mesmo de pular no seu colo.


3 - Atenção

Os gatos muitas vezes miam para pedir que você comece uma brincadeira ou faça carinho. Eles sabem que miando vão conseguir a sua atenção. Observe sempre se eles ficaram muito tempo sozinhos, se estão carentes, entediados e etc.


4 - Saúde

Se o seu amigo começar a miar excessivamente e estiver com um comportamento atípico, existe algo errado. Os gatos que estão estressados podem tornar-se mais vocais que o normal. Algumas doenças também podem fazer com que o felino sinta fome, sede ou dor, tudo o que leva a um miado excessivo.


5 - Curiosidade

Devido aos gatos serem muito curiosos, eles sentem a necessidade de saber onde estão indo ou o que tem atrás da porta, por exemplo. Por isso, eles podem miar para você abrir uma porta que está fechada, mesmo que não desejem entrar por ela.


6 - Idade

Com a idade,  os gatos apresentam uma redução nas funções cognitivas (percepção e memória) e acabam miando mais alto e excessivamente para se situarem no espaço.


7- Assustado

As entonações embaralhadas e mais baixas, podem mostrar que ele está frustrado por algo, como não conseguir alcançar a sua presa ou querendo fazer com que ela se aproxime. Já quando o som é estridente e bravo, ele provavelmente está ranzinza ou assustado. A melhor maneira de entender como o animal se sente é analisar a situação em que ele se encontra.


8 - Relaxado

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o ronronar não significa que eles estão contentes e sim é um jeito dos gatos se comunicarem, ficarem calmos ou de autocura.

O ronronar pode ser uma forma de dizer “estou pronto para receber carinho e atenção. Em outras palavras, ele está autorizando que você o toque.

Como o ronronar é o primeiro som que os gatinhos ouvem quando nascem, e está associado aos cuidados da mãe, ele relaxa e acalma os felinos.

Em relação a cura, as vibrações do “ronronron” estão entre 25 e 150 Hertz, uma frequência que comprovadamente ajuda a aumentar a densidade óssea, combater a dispneia, fortalecer ou até regenerar tecidos. Isso explica também o motivo que faz com que os gatos tenham menos problemas musculares que os cães.

 

Por qual motivo seu gato mia mais? Conte para nós nos comentários!