Categoria: Gatos

Capa de 'Sete vidas felinas: saiba como surgiu a lenda'

Sete vidas felinas: saiba como surgiu a lenda

Você já deve ter escutado alguém dizer que “gato tem sete vidas”. Na realidade o felino tem apenas uma, que dura em média, 14 anos. O mais provável é que eles ganharam essa fama por causa da sua agilidade e habilidade de escapar de situações de perigo sem nenhum arranhão. Essa capacidade de sobrevivência, comparada a outras espécies, está relacionada ao tamanho e peso do gato, que permitem, por exemplo, que o felino sofra um impacto menor ao cair no chão de um local muito alto.

A expressão é considerada uma superstição, que surgiu a partir de lendas muito antigas. Conheça quais são:

A lenda das sete vidas

A lenda teve sua origem na idade média, porém sem uma data exata de início. Naquela época os gatos, principalmente os pretos, eram associados às bruxas, sempre sendo relacionados à magia e a poderes malignos.

No século XV, o papa Inocêncio VIII (1432-1492) chegou a incluir os indefesos felinos em sua lista de perseguidos pela Inquisição, campanha assassina da Igreja católica contra supostas heresias e bruxarias. A perseguição atingiu seu auge na Inglaterra no século XVI, época de repentino aumento da população felina nas cidades.

Em países do hemisfério Norte acredita-se que o gato tenha nove, e não sete vidas. Para alguns povos, o gato também representava o mal e, por isso, era jogado do alto de construções. Mas, para a surpresa de todos, sobreviviam, passando a ideia de que tinham várias vidas.

Já no antigo Egito, os gatos também possuíam nove vidas, porém eram associados aos deuses, no qual muitos eram representados com a cabeça do felino.

Porém, tudo isso não passa de crenças antigas e que não condizem com a natureza destes queridos felinos. Apesar de ser muito esperto, o gato precisa de cuidados como qualquer outro animal de estimação, como por exemplo, ir com frequência ao veterinário. Cuide sempre bem de seu pet!

Happy pet. Happy you.