Categoria: Gatos

Capa de 'Saúde Felina: saiba como evitar as bolas de pelos'

Saúde Felina: saiba como evitar as bolas de pelos

As sessões diárias de higiene com lambidas no próprio corpo são um hábito comum dos gatos. Apesar de ser um comportamento natural, essa atitude pode prejudicar a saúde dos felinos ao formar as chamadas “bolas de pelos”, já que eles engolem alguns fios.


Sintomas

É normal que os gatos eliminem esses pelos no vômito e nas fezes. O problema é quando essa pelagem não é expelida e se acumula no sistema digestivo. Se o gato apresentar sintomas como: diarréia, desidratação, dificuldade para evacuar ou uma obstrução intestinal deve ser levado imediatamente ao veterinário e ser submetido a exames específicos.

Problemas dermatológicos que causam coceira, alergias alimentares e doenças gastrointestinais e distúrbios neurológicos - como estresse - fazem com que o animal lamba o corpo compulsivamente e engula mais pelos que o normal.  Geralmente, as áreas afetadas são o interior das coxas, abdômen, virilha e costas.


Prevenção

Os felinos mais afetados pelo problema são os que possuem pelos longos, tais como o Persa, Angorá, Sagrado da Birmânia e Ragdoll. No entanto, outras raças não estão livres da ocorrência, até mesmo gatos sem pelo como o Sphynx podem ser afetados, por terem uma pele muito oleosa que pode acumular fios de outros animais.

Para prevenir a formação dessas bolas de pelo, os especialistas recomendam as seguintes medidas:

  • Escovar os gatos pelo menos a cada três dias. A medida ajuda a remover os pelos mortos e evita que grandes quantidades sejam ingeridas.
     
  • Dar banho a cada 15 dias, levar preferencialmente em um profissional especializado.
     
  • Realizar brincadeiras, exercícios físicos e ter em casa objetos que auxiliem no combate ao tédio, estresse e sedentarismo dos pets. Os arranhadores são ótima opção para distrair os gatos.
     
  • Levar o animal ao veterinário a cada seis meses para que ele possa avaliar o seu estado geral de saúde.

Demonstre seu amor. Cuide da saúde do seu pet!

 

Happy Pet. Happy You.