As sessões diárias de higiene com lambidas no próprio corpo são um hábito comum dos gatos. Apesar de ser um comportamento natural, essa atitude pode prejudicar a saúde dos felinos ao formar as chamadas “bolas de pelos”, já que eles engolem alguns fios.
Sintomas
É normal que os gatos eliminem esses pelos no vômito e nas fezes. O problema é quando essa pelagem não é expelida e se acumula no sistema digestivo. Se o gato apresentar sintomas como: diarréia, desidratação, dificuldade para evacuar ou uma obstrução intestinal deve ser levado imediatamente ao veterinário e ser submetido a exames específicos.
Problemas dermatológicos que causam coceira, alergias alimentares e doenças gastrointestinais e distúrbios neurológicos - como estresse - fazem com que o animal lamba o corpo compulsivamente e engula mais pelos que o normal. Geralmente, as áreas afetadas são o interior das coxas, abdômen, virilha e costas.
Prevenção
Os felinos mais afetados pelo problema são os que possuem pelos longos, tais como o Persa, Angorá, Sagrado da Birmânia e Ragdoll. No entanto, outras raças não estão livres da ocorrência, até mesmo gatos sem pelo como o Sphynx podem ser afetados, por terem uma pele muito oleosa que pode acumular fios de outros animais.
Para prevenir a formação dessas bolas de pelo, os especialistas recomendam as seguintes medidas:
- Escovar os gatos pelo menos a cada três dias. A medida ajuda a remover os pelos mortos e evita que grandes quantidades sejam ingeridas.
- Dar banho a cada 15 dias, levar preferencialmente em um profissional especializado.
- Realizar brincadeiras, exercícios físicos e ter em casa objetos que auxiliem no combate ao tédio, estresse e sedentarismo dos pets. Os arranhadores são ótima opção para distrair os gatos.
- Levar o animal ao veterinário a cada seis meses para que ele possa avaliar o seu estado geral de saúde.
Demonstre seu amor. Cuide da saúde do seu pet!
Happy Pet. Happy You.