Categoria: Gatos

Capa de 'Porque os gatos não respondem quando chamamos?'

Porque os gatos não respondem quando chamamos?

Que os gatos são mais independentes que os cães isso todos já sabem. Parte dessa fama está relacionada ao fato de muitos deles não responderem quando são chamados pelo nome.

Ao contrário dos cães, uma das curiosidades sobre gatos é que eles não gostam de perder tempo, principalmente se for interromper a soneca deles. Apesar de serem mestres na arte de fingir que não ouvem, eles escutam super bem e sabem sim os próprios nomes, mas antes de gastarem energia desnecessária, eles avaliam o chamado.

Se você chama seu gato para dar remédio, levá-lo ao veterinário ou dar broncas, ele associa a experiência a algo negativo e, se tem algo em que os gatos são bons, é guardar experiências na memória.

Por isso, se quer que seu felino estabeleça uma ligação mais forte com você e te atenda quando chamá-lo, temos algumas dicas para você entender a linguagem dos gatos:

 

1. Nunca fale o nome do gato no meio de uma bronca! 

Utilizar o nome do seu gato quando estiver irritado ou bravo com ele, não é uma boa saída. Quando isso ocorrer, ele tentará escapar da situação, ao invés de se aproximar de você. O correto é utilizar outra palavra que não seja o nome do felino para mostrar que ele fez algo errado.

 

2. Sempre que chamar o gato, recompense-o!

Todas as vezes que chamar o seu gato pelo nome e ele olhar ou se aproximar de você, dê carinho e mostre que você ficou feliz pelo retorno. Sempre tente usar o nome dele para fazer algo positivo, assim ele irá associar a momentos e surpresas legais.

3. Tente dizer o nome do seu gato no mesmo tom de voz

Gatos têm um senso muito agudo da audição e respondem a variação no tom de voz. Para eles, o tom que você usa e a quantidade de sílabas que produz fazem diferença na interpretação do que você está dizendo. Falar a mesma palavra com um tom brincalhão ou bravo tem dois significados diferentes para o seu felino. Por isso, muito cuidado e entenda seu gato!

 

Lembre-se ainda que apelidos podem confundi-lo. Evite!

Happy pet. Happy You.