A chegada de um bebê é um momento muito especial para toda a família e isso muda totalmente a rotina da casa. Essa mudança é sentida pelos pets, que podem ter um comportamento agressivo caso tenham o seu ambiente limitado e não recebam a mesma atenção dos donos. Para que ele se adapte aos novos hábitos é importante preparar o seu bichinho de estimação para essa nova fase gradativamente. Veja algumas dicas!
Comece pela casa
Pelo menos dois meses antes do nascimento, espalhe objetos e brinquedos da criança pela casa para que seu animal se acostume com a ideia. Deixe um carrinho na sala, o cobertor, ande com uma boneca nos braços, deixe que ele chegue perto sem pular, elogie e ofereça um petisco em caso de bom comportamento nessa situação.
Arrumar o quarto do bebê com o seu cão ou gato junto também é uma ótima estratégia para que o animal conheça o cheiro e o som dos brinquedos.
Mudanças de espaço
Se você tiver que proibir o seu animal de entrar em algum cômodo da casa, faça essa mudança durante a gravidez, para que ele não associe a perda do espaço com a chegada do novo membro.
Simulações
Durante algumas semanas antes do nascimento, simular choro de criança com o auxílio de uma fita com o som gravado, banhos e amamentação faz com que o animal aprenda a respeitar o bebê.
Não deixe o seu pet de lado
Na presença da criança, o animal pode ficar com ciúmes, procure sempre dar carinho, atenção e agradá-lo com petiscos para que a presença do bebê seja associada com coisas boas e, com isso, o pet goste de ficar por perto. É muito importante envolver o pet com o dia a dia dos cuidados do bebê, assim ele vai entender que nada mudou e que é também parte da família.
Cheiros
Coloque panos e cobertores com o cheiro do bebê em locais estratégicos, embaixo do prato de comida e onde o seu pet gosta de cochilar. Assim, elepode sentir o cheiro do neném e se acostumar com a presença.
Foto: Revista Meu Pet
Foto: Revista Meu Pet
Brincadeiras
Depois da adaptação, deixe o bichinho se aproximar, brincar e passar bons momentos com a criança sempre sob sua fiscalização.
Quer receber mais informações sobre o bem estar de cães e gatos? Fique atento ao nosso blog.
Você pode ainda compartilhar ideias e sugestões nos comentários, participe!
Happy pet. Happy you.