Categoria: Cães

Capa de 'Pelo de cachorro: cuidados especiais'

Pelo de cachorro: cuidados especiais

O pelo de cachorro não é igual em todas as raças, ele varia de comprimento e textura em cada uma delas. Confira a seguir os cuidados essenciais de acordo com o tipo de pelagem!


Cães de pelo longo

Cães com pelos longos como as raças Afghan, Yorkshire, ShihTzu, Cocker, Maltês e Setter de preferência devem ser penteados com escovas de aço, capazes de desembaraçar os nós com mais facilidade. O pescoço, orelhas e a parte interna das coxas precisam receber uma atenção especial. É importante não arrancar ou cortar os nós, e sim desfazê-los com as mãos.

A tosa também facilita a manutenção dos pelos e deixa os animais mais limpos. Lembre-se que para aparar a pelagem é imprescindível o auxílio de um profissional.


Cães de pelo curto

Típicos em raças como Dobermann, Pinscher e Dachshund, os pelos curtos são fáceis de manter. É necessário apenas penteá-los com uma escova de borracha uma ou duas vezes por semana e lavá-los quando preciso com um shampoo adequado. No Labrador, que possui pelos curtos mais densos, a escolha deve ser um pente de metal. No entanto, você deve ir com cuidado para não machucar o seu amigo.


Cães de pelo crespo

Poodle, Bichon, Schnauzers, Terriers, e outras raças de pelos crespos necessitam de banhos semanais ou quinzenais com shampoo neutro. Nos Schnauzers e Terriers que possuem o pelo mais duro, o ideal é utilizar um condicionador específico nas franjas, barbas e patas. A escovação deve ser realizada a cada dois dias com uma rasqueadeira, sempre abrindo bem os pelos para evitar a formação de nós.

As tosas periódicas também são muito importantes para manter a saúde da pelagem.


Cães com subpelo

Cães com muito pelo como as raças Akita, Husky, Spitz e Border Collie devem tomar banho somente quando for realmente necessário (com intervalos mínimos de 1 mês), e serem escovados semanalmente com uma escova de pinos, primeiro no sentido contrário do crescimento dos pelos e depois com um pente para retirar a pelagem morta.


Manchas na pelagem

Cães de pelos escuros podem obter uma coloração avermelhada se ficarem muito expostos ao sol. Para resolver o problema, é recomendável hidratação e banho com shampoo tonalizante. Os cães com pelos claros podem ficar amarelados devido ao acúmulo de sujeira. Nessa situação, os shampoos e condicionadores branqueadores são excelentes opções.