Categoria: Saúde e Bem-Estar

Capa de 'Nutrição ideal para cães e gatos'

Nutrição ideal para cães e gatos

O cão e o gato são animais que têm necessidades nutricionais diferentes de nós humanos, por isso a dieta deles deve ser direcionada para atendê-los melhor. Para falar sobre este assunto, convidamos o Doutor Hamilton Lorena, Médico Veterinário e Gerente de Produtos da Farmina Pet Foods na América Latina. Confira abaixo a entrevista!

 

Qual a base da alimentação de um cão?

Um cão necessita de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. A alimentação dele deve ser baseada nesses cinco nutrientes e dependendo da sua necessidade (fase da vida - filhote/adulto/senior; ou estilo de vida - animal com baixa/normal/alta atividade física) a alimentação é balanceada de formas diferentes.

 

Qual a base da alimentação de um gato?

O gato também necessita desses cinco nutrientes, porém diferente dos cães, são carnívoros estritos, ou seja, o alimento precisa ter uma maior quantidade de proteína e gordura para atender as suas necessidades nutricionais.

 

Existe um horário certo para alimentá-los?

Para alimentar um cão, não existe um horário certo, mas é necessário dividir a sua alimentação durante o dia. Se for um filhote de até seis meses, é preciso alimentá-lo quatro vezes ao dia. Um cão jovem (seis meses até a fase adulta) deve ter sua alimentação diária dividida em três vezes. É importante lembrar que as fases de vida dos cães variam de acordo com seu porte.

No caso dos felinos, o ideal é sempre colocar a quantidade diária no período da noite, pois os gatos são animais de hábitos noturnos e podem chegar a se alimentar até vinte vezes durante o período.

 

Qual a alimentação ideal para cães e gatos filhotes?

Tanto o cão quanto o gato filhote, por estar em fase de crescimento, necessitam de mais proteínas, mais gorduras, vitaminas e minerais. Então, esses nutrientes vão ter uma concentração maior em rações para filhotes do que para adultos.

 

A alimentação de um cão e gato idoso é a mesma que a de um adulto?

Quando os cães e gatos ficam idosos, assim como nós humanos, a absorção dos nutrientes se torna mais lenta.

Por isso, para animais idosos, é preciso melhorar a qualidade e aumentar a quantidade das matérias-primas utilizadas nas rações.

 

Podemos dar aos cães e gatos outros tipos de alimentos além de ração?

As rações em sua maioria são alimentos completos e balanceados, portanto não se aconselha suplementar a alimentação de seu cão ou gato, a não ser que ela seja feita por um Médico Veterinário.

 

Um alimento de qualidade pode prolongar a vida dos pets?

Sim, existem estudos que demonstram que cães e gatos alimentados com produtos super premium aumentou a expectativa de vida dos cães em três anos e nos gatos em cinco anos.

 

Quais são as necessidades nutricionais dos cães e gatos?

As necessidades nutricionais variam de acordo com a fase e o estilo de vida do animal. Fêmeas gestantes e em lactação precisam de um alimento com maior valor energético, com mais proteínas e gorduras. Animais com baixa atividade física precisam de alimentos menos energéticos, ou ter as quantidades diárias de ração reduzida. Porém para ambos os casos é aconselhável contatar um Médico Veterinário.

 

Quais alimentos da Farmina disponíveis no mercado garantem a nutrição ideal para cães e gatos?

A Farmina Pet Foods é a única empresa do mercado pet que possui alimentos que respeitam a natureza alimentar dos cães e gatos. Os produtos da linha Natural & Delicious são indicados para todas as fases da vida do animal independente da raça e do porte. São produtos com níveis ideais de proteínas e quantidades reduzidas de carboidratos.

 

A Farmina Pet Foods produz alimentos que respeitam a natureza dos animais. Conheça nossas linhas para cães e gatos: http://goo.gl/Dd2ZwO

 

Happy pet. Happy you.