Categoria: Cães

Capa de 'Mudança de hábito: aprenda a melhor forma de exercitar o cão'

Mudança de hábito: aprenda a melhor forma de exercitar o cão

O sedentarismo faz muito mal a saúde, isso vale para pessoas e para os cães. Se você não curte fazer exercícios, mude esse hábito e saiba que pode ter o seu melhor amigo como companheiro de “malhação”.

Em 30 minutos diários de caminhada, o seu cachorro pode perder alguns quilinhos extras, melhorar a condição cardiovascular, fortalecer os músculos, prevenir hipertensão, obesidade, diabetes, regular os níveis de colesterol e ter muitos outros benefícios.

A primeira dica para começar qualquer atividade física com o seu pet é procurar o médico veterinário de confiança. Ele deve fazer um check-up e orientar melhor sobre as condições físicas do animal.

Para cada idade, existem cuidados especiais para exercitar o cão. No caso de um filhote de qualquer raça, o melhor exercício é brincar com ele. Nessa fase da vida, é muito saudável e ajuda no bom desenvolvimento do organismo. Cuidado: não brinque em pisos escorregadios ou molhados.

A bolinha de tênis pode ser uma ótima opção de brinquedo. Quando cansados, os filhotes procuram um local para deitar e descansar. Respeite esse momento do pet. 

No caso de cães adultos, a caminhada é o exercício ideal. Porém, existem alguns cuidados que devem ser tomados:

• O aumento do tempo da atividade física deve ocorrer de forma gradativa e sempre respeitar as reações do seu cachorro.  O tempo ideal é 30 minutos.

• Na “malhação” canina, leve sempre água fresca. Se o animal ficar ofegante, diminua o ritmo e procure uma sombra.

• Nunca alimente o seu cachorro antes do exercício, pois pode ocorrer a chamada “torção do estômago”. Isso é muito sério e acredite, pode não dar tempo de levar ao veterinário para salvá-lo.

• Se for caminhar em dias quentes ou no verão, mesmo que seja pela manhã, verifique se o chão está quente, pois isso pode gerar desconforto e até queimar as patas do cão.

• Nunca caminhe com o cachorro sem a coleira. Depois da água fresca, item essencial para o exercício.

E tem mais estímulo para você começar a se exercitar com o seu cachorro: animais que praticam atividade física apresentam melhora no comportamento, ficam mais dóceis e obedientes, têm melhora na qualidade do sono e mais: a sobrevida aumenta em até 2 anos.

Happy pet. Happy you.