Categoria: Saúde e Bem-Estar

Capa de 'Manual de cuidados com filhotes – Parte 2'

Manual de cuidados com filhotes – Parte 2

Já orientamos os donos de cães e gatos sobre os primeiros cuidados com o pet na casa nova. Na segunda parte da matéria especial sobre filhotes, chegou a vez de falar sobre a importância da vacinação e vermifugação.

Responsáveis por prevenir e combater doenças transmitidas por vermes e bactérias, as vacinas e os medicamentos vermífugos são essenciais para proteger o animal – não somente na infância, mas durante a vida toda.

O zelo com o pet deve começar com o combate das verminoses, logo nas primeiras semanas de vida. Os vermes intestinais são perigosos e – nos casos mais graves – podem resultar em morte.

A primeira vermifugação geralmente acontece quando o filhote ainda está no canil, e deve ser repetida a cada seis meses ou de acordo com as orientações do seu médico veterinário de confiança.

Apenas animais vermifugados podem passar para a próxima etapa de cuidados: a vacinação.

Por meio da vacinação, o sistema imunológico do cão ou gato é estimulado a se defender de doenças. Por isso, somente depois de aplicadas todas as vacinas essenciais para o bem-estar do seu pet, ele estará seguro para passeios, banhos e contato com outros cães e gatos.

As vacinas de tríplice (para gatos), polivalente (para cães) e anti-rábica (para ambos) são de administração indispensável e devem ser aplicadas a partir dos 60 dias de vida do seu animal de estimação.

Felinos que tomaram as doses da tríplice estão imunes aos vírus Panleucopenia Felina, Rinotraqueìte e Calicivirose Felinas. Os cães que contam com a proteção da polivalente estão seguros contra doenças como hepatite e leptospirose.

A vacina anti-rábica é a garantia de que seu animal de estimação está protegido contra a raiva e deve ser reaplicada esporadicamente. Mais uma vez, consultar um médico veterinário é fundamental para estabelecer um programa de vacinação adequado.

Quando os processos forem concluídos, o seu pet estará pronto para começar a vida com saúde e energia!

Happy pet. Happy you.