Categoria: Dicas

Capa de 'Manual de cuidados com filhotes – Parte 1'

Manual de cuidados com filhotes – Parte 1

É uma delícia ter um filhotinho! Cães e gatos ainda bebês são lindos e enchem a casa de alegria. Porém, na mesma medida que são adoráveis, os pequenos também exigem muita atenção dos donos – especialmente quando chegam ao novo lar. O novo integrante da família precisa de cuidados especiais para se adaptar e crescer de forma saudável.

Os primeiros dias na casa nova são os mais difíceis. É natural que o filhote estranhe o ambiente. Lembre-se de que ele precisa de um tempo para assimilar as novidades e que o processo não acontece do dia para a noite.

Para ajudar o animal a passar por esse período de adaptação, não o deixe sozinho por longos períodos. Ele se sente mais seguro quando tem você por perto.

Brinquedos ajudam a distrair o filhote e são essenciais para desenvolver a sua saúde física e mental. Os objetos não precisam ser super elaborados e um simples ursinho de pelúcia vai fazer ele brincar pra valer!

Toda essa energia gasta deve ser reposta nas refeições – que são de extrema importância para o crescimento saudável do pet. Uma dieta completa reduz o risco de doenças futuras como diabetes e obesidade.

As linhas Natural & Delicious Feline e a Natural & Delicious Canine possuem o nível ideal de proteínas que deixam seu gato e cão sempre fortes e com saúde. O alimento também possui composições especiais para filhotes de todas as raças.

E para os cachorrinhos que estão em fase de desmame – entre 30 e 60 dias de vida – a Vet Life Growth & Convalescence protege a imunidade do filhote com uma fórmula rica em nutrientes.

Além da alimentação, outro ponto importante é disponibilizar uma cama quentinha onde o pet se sinta confortável e seguro. Para preservar a saúde do animal, o local deve ficar longe do ar livre, da umidade e correntes de ar.

Na hora de dormir, não se surpreenda caso o pet chore com saudade da mãe, pois é normal isso acontecer. Um paninho com o cheiro dela pode dar mais segurança ao animal e deve resolver o problema.

Independentemente de qualquer coisa, mantenha o filhote em seu próprio espaço para que ele não se acostume com o seu colo ou com a sua cama – isso também vai ser muito útil na fase adulta.

Tenha muita paciência durante todo o processo de aprendizagem. Ele precisa da sua ajuda para conhecer as regras e necessita que você o oriente, indicando o que é certo com recompensas positivas.

Eduque seu cachorro ou gatinho com calma e nunca com punições severas que possam traumatizá-los por toda a vida. Veja aqui dicas de etiqueta para seu pet.

Mas, de todos os conselhos, o principal é: aproveite o seu filhote! Essa fase gostosa passa depressa, por isso, divirta-se e curta cada momento com ele. E não se esqueça de nos contar como está sendo a experiência.

Confira a Parte 2 do Manual de cuidados com filhotes e saiba as vacinas imprescindíveis para o seu pet!