Categoria: Gatos

Capa de 'Ingredientes nobres para alimentação dos gatos'

Ingredientes nobres para alimentação dos gatos

A alimentação é um dos pilares para uma vida saudável. Qualquer dieta depende da escolha correta dos ingredientes que a compõem, sendo que é impossível formular uma alimentação de alta qualidade sem considerar essa questão. No texto de hoje você vai saber quais são esses ingredientes, e porque é tão importante oferecermos uma nutrição que leva em conta todas as particularidades alimentares dos felinos.

Proteínas e Gorduras

Proteínas e gorduras são nutrientes fundamentais para praticamente todos os mamíferos. Porém, os gatos dependem de uma ingestão alta desses nutrientes, advindos de alimentos de origem animal. Isso ocorre porque o gato é um animal carnívoro, que evoluiu sempre no topo da cadeia alimentar, se alimentando de presas (animais). O gato doméstico que temos hoje manteve as características alimentares dos seus antecessores selvagens, e não consegue de adaptar a dietas diferentes. Os gatos pertencem à ordem Carnivora, e à família Felidae. Os felinos são diferentes de outros grupos de carnívoros, justamente por isso, pela baixa capacidade de adaptação alimentar, e pela necessidade mais alta de proteínas e gorduras de origem animal em sua dieta. Somente a proteína animal fornece aminoácidos em quantidade e qualidade necessárias para uma vida saudável dos felinos.

Já as gorduras são fundamentais pois fornecem energia e ácidos graxos essenciais. Carnívoros são capazes de gerar energia primariamente através da ingestão de gorduras, diferente dos animais onívoros (como seres humanos) que a fonte primária de energia é o carboidrato. Portanto, a proporção de gorduras na dieta dos gatos deve ser maior. Vale ressaltar que somente as gorduras de origem animal são ricas em alguns ácidos graxos que os felinos necessitam ingerir. Uma das particularidades metabólicas dos gatos é que eles não possuem enzimas suficientes e específicas para sintetizar os ácidos graxos provenientes de gorduras vegetais. O ácido araquidônico, e os ômegas 3 (DHA e EPA) e 6 devem vir necessariamente prontos na dieta.

As partes mais nobres são as carnes e vísceras de animais comumente utilizados para alimentação, como bois, frangos e suínos, além dos ovos de galinhas. Esses alimentos são naturalmente ricos em proteínas com todos os aminoácidos essenciais e gorduras ricas em ácidos graxos que os gatos necessitam. Além desses ingredientes podemos destacar as fontes inovadoras de proteína animal, veja:

Cordeiro: É uma carne que sempre foi muito consumida na Europa e no Oriente Médio, mas é apreciada em outros países também. A carne de cordeiro tem um sabor mais marcante, diferente de outras carnes vermelhas, como a de bovinos, por exemplo. A gordura presente apresenta um perfil benéfico de ácidos graxos, contendo ácido linoleico conjugado (CLA).  Essa substância vem sendo muito estudada ultimamente, e efeitos benéficos como redução da gordura corporal, modulação do sistema de defesa natural e até regulação da glicose sanguínea têm sido atribuídos ao CLA.

Pato: Uma fonte de proteína e gordura pouco usual para felinos, o pato é uma ave assim como o frango, mas apresenta um sabor mais acentuado e a carne avermelhada. A carne de pato contém ferro, antioxidantes naturais, ácidos graxos poli-insaturados ômega 3, vitaminas e minerais.

Peixe: A carne proveniente dos pescados é outro ingrediente nobre para gatos, pois contém as proteínas de alto valor biológico e uma gordura rica em nutrientes, o chamado óleo de peixe.  Os peixes marinhos, como o Salmão, por exemplo, são os alimentos mais ricos em DHA e EPA (ômega 3) na natureza. O peixe tem sido utilizado na nutrição de cães e gatos como uma fonte alternativa para animais que apresentam sensibilidade digestiva ou até para casos de alergias alimentares.  

Você sabia que é possível oferecer alimentos com essas fontes inovadoras de proteína animal? A linha N&D conta com diferentes opções, clique aqui e preencha um Plano Nutricional que vai indicar a melhor dieta para o seu pet.

Carboidratos

Apesar de serem carnívoros, existem benefícios da inclusão de carboidratos na dieta dos gatos. O carboidrato é uma fonte de energia que também pode ser utilizada por felinos. Como falamos acima, a proteína é a fonte principal de energia para os gatos, porém ela também tem outras inúmeras funções como produção e estrutura de tecidos como muscular, cartilagens e tendões, crescimento de pelos, transporte de moléculas, formação de hormônios, anticorpos e enzimas, entre outros. Ao ingerir um pouco de carboidratos, o gato vai deixar “livre” as proteínas para essas funções, não as utilizando como fonte de energia diretamente.

Para que os carboidratos sejam saudáveis na dieta dos gatos, a quantidade deve ser baixa a moderada, e os ingredientes devem apresentar algumas características como: alta digestibilidade, baixo índice glicêmico e a presença de nutrientes.  Entre os cereais, a aveia e a cevada são interessantes e são livres de transgênicos. Alguns legumes e tubérculos sem glúten como a abóbora e a batata, oferecem fácil digestão, e contém vitaminas, minerais e antioxidantes, como o betacaroteno da abóbora, por exemplo.

Outro ingrediente considerado nobre é a Quinoa. Em comparação com os grãos mais comumente utilizados para alimentação humana e animal, a Quinoa é superior em vários quesitos. Trata-se de uma fonte de carboidratos sem glúten, livre de transgênicos e com um perfil proteico diferente de outros vegetais, rica em aminoácidos essenciais. Há ainda diversos antioxidantes, vitaminas e minerais neste “superalimento”.

Vegetais

As fontes de carboidratos que citamos acima são todas vegetais, já que as carnes praticamente não têm carboidrato em sua composição. Além desses, há ainda outros vegetais saudáveis que podem fazer parte da dieta dos felinos.

Os vegetais são fonte de fibras. As fibras fazem parte de toda dieta equilibrada, porque são substâncias fundamentais para digestão e saúde do intestino. Além de ajudar a regular o trânsito intestinal, reduzem o índice glicêmico da refeição. As fibras também são um alimento para a flora intestinal, ou seja, para as bactérias benéficas que habitam este órgão. Podemos dividir as fibras entre solúveis e insolúveis.

Fibras solúveis: são fermentadas pela flora intestinal, resultando na produção de nutrientes essenciais para os gatos. Essas fibras aumentam o tempo de esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo a velocidade da absorção da glicose. Os frutoligossacárideos (FOS) são fibras solúveis retiradas de vegetais chamadas de prebióticas e estão na lista de ingredientes nobres para saúde dos gatos.

Fibras insolúveis: como não podem ser fermentadas nem absorvidas, as fibras insolúveis têm o papel de regular o trânsito intestinal, estimulando os movimentos que este órgão faz para eliminar as fezes. Isso é muito importante para os gatos para prevenir acúmulos de bolas de pelo no trato digestório.

Entre as melhores fontes de fibras podemos elencar polpa de beterraba, arroz integral, ervilha, linhaça, cenoura, alfafa e psyllium.

Essências botânicas

Na vida selvagem, os felinos acabam ingerindo eventualmente partes de vegetais, como gramíneas, alguns frutos e outras plantas, por motivos diversos. Pode ser como uma forma de complementar a dieta, em busca de alguns micronutrientes específicos, ou para ingerir fibras a fim de aliviar sintomas gastrointestinais. Se alimentam também das vísceras de animais herbívoros que contém restos vegetais no seu sistema digestório. Portanto, é benéfico acrescentar essências botânicas na dieta dos gatos. Extratos de vegetais como cúrcuma, erva-doce, hortelã, alcachofra, brócolis, aspargos, coco, cranberry e camomila são ricos em antioxidantes naturais que ajudam as células a se defender do envelhecimento.

E como oferecer uma alimentação que contenha ingredientes nobres para gatos? Felizmente, atualmente existem alimentos prontos completos elaborados por especialistas em nutrição animal que levam em conta todas as particularidades alimentares dos felinos. Clique aqui e faça agora mesmo um Plano Nutricional que vai indicar uma dieta específica para o seu bichano. E mais, aproveite o cupom de desconto exclusivo que será gerado na loja mais próxima da sua casa!