Categoria: Cães

Capa de 'Imprinting em cães: saiba a sua importância'

Imprinting em cães: saiba a sua importância

Quando se decide comprar ou adotar um cão, a ansiedade começa a falar cada vez mais alto e tudo o que se quer é ter o filhote dentro de casa correndo, brincando e sendo muito amado. No entanto, é muito importante que o pet fique com a mãe no mínimo 60 dias, por ter com ela o chamado imprinting - uma das revelações que o naturalista australiano Konrad Lorenz compartilhou depois de observar a vida dos gansos por muito tempo. Confira a sua importância!


Significado

A palavra imprinting, traduzida do inglês para o português, pode ter o significado de impressão, marca, cunho, carimbo ou sinal. Também é usada para descrever conceitos e fenômenos relacionados à genética e à psicologia. Mas, o que nos interessa é em relação ao comportamento animal.

Segundo o adestrador Andrei Kimura, em uma entrevista ao Portal Melhores Amigos, os cães se apegam a primeira coisa que sentem ou veem quando nascem, o que pode ser chamado de imprinting. 


Imprinting em cães

No caso de cães, o primeiro contato que ele tem é com a sua mãe, de onde tira o sustento alimentar e imunológico para sobreviver no início da vida. Porém, chegará uma hora em que esse pet precisará se separar da cadela e viver suas próprias experiências.

Nos cães domésticos, o imprinting pode ser transferido para um ser humano, por lhe acolher, alimentar, tratar com afeto e protegê-lo. O fato de tirar cães muito novinhos de sua família, também faz com que o imprinting seja transferido do mundo animal para os humanos e, com isso, os filhotes não aprendem as “regras sociais” do universo canino com seus semelhantes e podem apresentar comportamentos indesejados.

“A situação fica tão intensa que, ao verem seus pais humanos em situação de agressividade por outros (humanos ou não), o cão pode passar a defender seu(s) tutor(es) e partir para o ataque”, afirma Kimura.

A afetividade dos cães por nós está ligada a esse fenômeno natural. Por isso, é essencial trata-los com muito carinho.

 

Happy pet. Happy you