Categoria: Cães

Capa de 'Golden Retriever: curiosidades sobre a raça'

Golden Retriever: curiosidades sobre a raça

Com aparência semelhante à dos labradores, temperamento calmo e dócil a raça Golden Retriever encanta milhares de pessoas ao redor do mundo. Conheça outras características desses cães!


Origem da raça

De origem britânica, o Golden Retriever surgiu no século 19 com a mistura de três raças: o Tweed Water Spaniel, Setter Irlandês e Terra-Nova. Nesse período, a caça de aves selvagens era um esporte muito popular entre os aristocratas, praticado em regiões cercadas por rios e lagos. Os cães que acompanhavam os caçadores não sabiam nadar para retirar os animais capturados da água, por isso realizaram o cruzamento dessas raças, para criar um cão de caça de excelente desempenho em terrenos pantanosos.

A raça Golden Retriever foi reconhecida pelo Kennel Clube Inglês em 1911 e 14 anos depois aceita também nos EUA.


Aparência 

Com porte médio/grande, os cães da raça Golden Retriever medem aproximadamente 55 cm de altura. A coloração da pelagem densa e macia pode variar entre ouro e creme, em alguns cães dessa raça, é possível ainda encontrar pelos brancos no peito. Os olhos castanhos, orelhas caídas de tamanho médio e a simetria do corpo deixam os Goldens Retrievers com a expressão ainda mais imponente.


Amigo de todos

O Golden Retriever é conhecido por ser um animal inteligente, companheiro, protetor e amoroso. Faz amizades com muita facilidade e gosta de receber carinho, inclusive de estranhos, característica que não o torna um bom cão de guarda.

Ele gosta de brincadeiras em seja necessário a busca (que faça alusão a caça; essa característica de buscar e trazer está no sangue deles).São muito alegres, adoram a companhia dos donos, principalmente de crianças, além disso costumam se dar muito bem com outros cães e animais domésticos.

Em geral, os cães desta raça gostam de correr e por serem extremamente ativos, precisam praticar atividades físicas constantemente.


Cuidados

Apesar de seus pelos não embaraçarem, a escovação semanal (de 3 a 4 vezes) é necessária. Nos banhos, o uso de shampoo e condicionador específicos para a sua pelagem são aconselháveis. Procure um pet shop de sua confiança para consultar as melhores opções.

 

Tem um Golden Retriever? Nos conte um pouco sobre a sua relação com ele nos comentários!