Atualmente, existem mais de 200 raças de gatos que se diferem pelo tamanho, tipo de pelos, cor da pelagem e temperamento. Entre elas, algumas com características peculiares e aparência diferenciada criadas por meio de experimentos genéticos e reprodução seletiva. Conheça os felinos considerados exóticos!
Bengal
A raça Bengal, que lembra uma pequena onça Jaguatirica, surgiu do cruzamento entre o gato doméstico e a fêmea do felino asiático selvagem. O seu temperamento é dócil e confiável. Geralmente, sua cor é castanho dourado com tons marrons e os olhos tendem a ser amarelos ou verdes.
No quesito saúde, é muito resistente a doenças e deve ter as unhas, ouvidos e dentes limpos constantemente. Devido a sua pelagem curta, não exige escovação diária.
Raça Bengal
Cornish Rex
É uma raça muito apreciada nos Estados Unidos e na Europa e surgiu do cruzamento dos gatos Siamês, British Shortair e Burmese. Ele possui ossatura fina, sobrancelhas, bigodes, orelhas grandes, cauda longa e pelos encaracolados.
O Cornish Rex é um felino muito brincalhão, agitado e está sempre de bom humor. Companheiro para todas as horas, muito afetuoso e sensível, ele não dispensa nem mesmo a companhia dos cães.
Para sua higiene, o ideal é escovar os pelos semanalmente.
Raça Cornish Rex
Sphynx
O Sphynx é uma raça dócil e inteligente, facilmente reconhecida pela ausência de pelos aparentes. Essa característica se deve a um gene recessivo da alopecia hereditária. Muito brincalhão, interage facilmente com outros animais e adora receber carinho.
Conhecido como “gato pelado”, ele tem os pelos tão finos e pequenos que se tornam imperceptíveis. Além disso, o Sphynx apresenta a pele enrugada na cabeça, corpo e patas, olhos grandes e orelhas largas.
Esse felino necessita de cuidados especiais: banho, limpeza das orelhas e corte das unhas devem ser realizados semanalmente. Devido aos pelos reduzidos, seu corpo produz uma gordura que marca os móveis e pode causar um odor desagradável.
Raça Sphynx
Norueguês da Floresta
O norueguês da floresta recebe este nome por ter como origem as florestas da Noruega. É uma raça que chama atenção por seus belos olhos amendoados, pela a pelagem grossa e longa, por ser adaptável a todos os tipos de ambientes e ser muito amoroso no relacionamento com pessoas e outros animais.
Por ser um gato de estimação de grande porte, sua alimentação deve ser balanceada e equilibrada com a prática de atividades físicas regulares.
Raça Norueguês da Floresta- Foto: Climatologia Geográfica
Scottish Fold
Essa raça, também chamada de Coupari, apresenta uma mutação genética que faz com que a cartilagem da sua orelha dobre em direção aos olhos. Isso ocorre alguns dias após seu nascimento.
Com uma aparência doce e temperamento tranquilo, se relaciona facilmente com seu dono e é muito amigável com outros animais.
É indicada a escovação semanal da sua pelagem. Durante a troca de pelos, é recomendável penteá-lo diariamente.
Raça Scottish Fold
Exótico
A raça Exótico apresenta comportamento dócil, extremamente carinhoso e brincalhão, adora ficar no colo, principalmente de crianças. Descendente do cruzamento de gatos persas com raças de pelos curtos, ele pode ser encontrado em todas as cores e padrões.
Por ter a cara achatada e a modelagem do pelo semelhante, pode ser facilmente confundido com o Persa. Ele possui olhos grandes, cauda curta, orelhas arredondadas e um nariz pequeno.
Sua pelagem é fácil de cuidar e precisa ser escovada duas vezes na semana. Já a limpeza dos ouvidos e banhos devem ser feitos quinzenalmente.
Raça Exótico
Você já conhecia algumas dessas raças? Conte para gente!
Happy pet. Happy you