Categoria: Saúde e Bem-Estar

Capa de 'Fontes nobres de proteína para cães e gatos – Peixe'

Fontes nobres de proteína para cães e gatos – Peixe

Para garantir o bem-estar e a saúde dos pets é fundamental oferecer uma dieta de qualidade. Já falamos em outros artigos sobre a importância de escolher alimentos que utilizam matérias-primas nobres, e hoje iremos abordar uma opção bastante interessante e que ainda não é muito comum na alimentação de cães e gatos: o peixe.

Porque o peixe é uma ótima opção para cães e gatos

Cães e gatos são animais carnívoros, portanto, necessitam ingerir diariamente uma alimentação rica em proteínas, sendo que a maior parte desse nutriente deve vir de fontes de origem animal. Os alimentos de origem animal possuem todos os aminoácidos essenciais (aminoácidos que o corpo não é capaz de produzir) em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo de um carnívoro. As fontes de proteínas de origem animal mais conhecidas são aquelas que estão presentes com maior frequência em nosso cotidiano e nos alimentos produzidos para animais de estimação: carne bovina, suína, de frango, aves e peixe.  

Dentre essas fontes citadas, o peixe ainda é a menos comum na nutrição dos pets. Normalmente, as pessoas costumam associar o fornecimento desse alimento aos gatos, devido a boa aceitação por parte dos felinos e até à desenhos animados e filmes que difundem essa ideia. Entretanto, o pescado é um ótimo alimento para ambas as espécies (cães e gatos) por ser uma carne saudável, de alto valor biológico, com menor teor de gordura, rica em ômega 3 e com vitaminas lipossolúveis, como a Vitamina A e a Vitamina D. É importante destacar que os peixes são altamente digestíveis para carnívoros e ainda contam com todos os 10 aminoácidos essenciais para os cães e os 11 para gatos. Os pescados são ricos em proteína assim como as outras carnes citadas acima. Outra questão interessante para os pets, é que o peixe tem um sabor diferente, sendo uma ótima opção para animais que com apetite seletivo, ou que precisem de uma mudança para aumentar a ingestão do alimento.

Além de todas essas características, os alimentos que utilizam somente peixe como fonte de proteína são utilizados como uma opção para pets que apresentam algum tipo de sensibilidade às proteínas mais comuns. Alguns pets nunca tiveram contato com as proteínas presentes na carne de peixe, sendo assim uma alternativa válida.

O que é o tão famoso Ômega 3?

Conforme citamos acima, os peixes contêm Ômega 3, sendo o alimento mais rico desse nutriente naturalmente. O Ômega 3 engloba um grupo de ácidos graxos essenciais que possuem diversas funções importantes no organismo, como ação anti-inflamatória, influência na qualidade da pelagem e participação fundamental no desenvolvimento neurológico e na visão dos animais. Os dois ácidos graxos mais conhecidos desse grupo são o DHA e o EPA.

A ação anti-inflamatória consiste na diminuição da produção de substâncias que estão envolvidas no processo inflamatório. Portanto, em quadros inflamatórios, principalmente crônicos, como problemas articulares ou alergias, é recomendado dietas ricas em Ômega 3. Em relação a pelagem, é possível notar mudanças positivas após o consumo regular desse tipo de ácido graxo.  As mudanças mais comuns estão relacionadas com maior brilho e hidratação da pele e dos pelos, aumentando a proteção contra agentes externos.

Acredita-se que o DHA possui participação importante no desenvolvimento neurológico, pois ele está diretamente envolvido na transmissão dos impulsos nervosos, onde ocorrem as sinapses entre os neurônios, tendo um papel fundamental no processo de aprendizado dos animais. Além disso, o DHA é encontrado em elevadas concentrações na retina, sendo necessário para desenvolvimento e saúde da visão. O Ômega 3 está presente também no filme lacrimal, ajudando na lubrificação e proteção do globo ocular.

Existem ainda outros benefícios do Ômega 3, sendo adicionado em grandes concentrações nos alimentos coadjuvantes para problemas renais, cardíacos e alérgicos. São produtos especialmente formulados para auxiliar na prevenção e tratamento de problemas de saúde, melhorando o bem-estar e aumentando a longevidade do animal.

Opções à base de peixe

Pensando sempre em oferecer a melhor nutrição, a Farmina disponibiliza alimentos completos a base de peixe, veja a seguir:

N&D Ancestral Grain: São alimentos que utilizam apenas cereais ancestrais e em baixa quantidade como fontes de carboidrato, como aveia e cevada e não utiliza ingredientes transgênicos. Dentro dessa linha, existe uma opção para gatos adulto a base de peixe, a N&D Ancestral Grain Peixe e Laranja.

N&D Grain Free: Nessa linha formulada sem a inclusão de cereais, tanto para cães quando para gatos adultos são oferecidos os produtos N&D Peixe e Laranja, que contêm proteína de peixe de alta qualidade. São alimentos completos enriquecidos com frutas, legumes e essências botânicas como Chá Verde, Alfafa, Cúrcuma, Aloe Vera e Psyllium.

N&D Pumpkin: Utiliza abóbora como uma das fontes de carboidrato, um alimento livre de amido e glúten e com baixo índice glicêmico, além de ser fonte de antioxidantes (betacaroteno) e fibras. Para cães há a N&D Pumpkin Peixe, Abóbora e Laranja indicada para cães adultos de raças pequenas. Para gatos são duas opções, uma com carne de Salmão e a outra com carne de Tilápia como uma das fontes de proteína animal.

N&D Quinoa: A linha Quinoa possui propriedades funcionais, é livre de cereais e contém Quinoa como uma das fontes de carboidrato.  A N&D Quinoa Skin & Coat Peixe foi elaborada para proporcionar pele e pelos saudáveis, sendo indicada para animais adultos com pele sensível. O grande diferencial é a fonte exclusiva de proteína animal, utilizando apenas peixe. Isso torna este produto a alternativa que explicamos anteriormente para animais que enfrentam problemas de alergias ou intolerância a determinadas proteínas comumente usadas nas fórmulas das rações do mercado. A N&D Skin & Coat contém ingredientes ricos em antioxidantes, como Coco e Cúrcuma.

Além dessas duas opções, a Farmina lançou recentemente um produto inovador no mercado brasileiro feito com proteína de peixe, indicado para cães com alergia alimentar, a UltraHypo.

Vet Life Natural Canine UltraHypo

O produto Vet Life Natural Canine UltraHypo é indicado para animais que tiveram a alergia alimentar confirmada e também como um auxiliar no diagnóstico desta mesma alergia, para a primeira fase da dieta de eliminação, onde o animal vai ingeri-la exclusivamente a fim de checar se há alívio dos sintomas. Também é indicado para alergia idiopática ou pseudo-alergia, dermatite atópica, para diarreia e para determinadas patologias em que a qualidade e a digestibilidade dos recursos naturais são de fundamental importância, como a doença intestinal inflamatória (DII) e a insuficiência pancreática exócrina (IPE). Sua formulação garante alta palatabilidade e digestibilidade, auxiliando no controle dos sintomas dermatológicos e gastro-intestinais causados pelas reações adversas aos alimentos ingeridos.

O que torna a Vet Life Natural Canine UltraHypo uma dieta inovadora é o fato de ser composta apenas por proteína hidrolisada de peixes marinhos, sendo um alimento de alto valor biológico e fonte de aminoácidos essenciais.  A proteína utilizada na fórmula passa por um processo químico e físico de hidrólise, resultando em partes de tamanho muito reduzido. Em casos de reações adversas a alimentos, a utilização de proteína hidrolisada é muito importante uma vez que, por estarem em pedaços muito pequenos, elas ficam praticamente indetectáveis pelo sistema imune do animal e, assim, evitam a indução do processo alérgico.

Como fonte de gordura, Vet Life UltraHypo utiliza apenas óleo de peixe, o mais rico em ácidos graxos ômega 3 (EPA e DHA) presentes na natureza, que modulam a resposta inflamatória do sistema imunológico. Contém também um complexo de antioxidantes como a Vitamina E, Vitamina C, Betacaroteno e Luteína.

A Linha Vet Life Natural é composta de alimentos coadjuvantes que visam ajudar no tratamento e prevenção de doenças comuns nos cães e gatos. É a primeira linha desse tipo totalmente natural, sem ingredientes transgênicos, sem adição de glúten e com apenas conservantes naturais.

Como escolher o melhor alimento

Além das rações à base de peixe, existem ainda várias outras alternativas, como carne de cordeiro, de frango, e até de pato disponíveis. Imaginamos que após ler esse artigo você deve estar se perguntando então qual alimento seria o ideal para o pet, já que há tantas opções de alta qualidade disponíveis. O Plano Nutricional Farmina visa facilitar esse processo ao identificar qual é a necessidade específica do pet. Isso é possível após o tutor preencher um questionário com as informações principais do animal.

Para receber essa indicação, bem como um desconto exclusivo para adquirir o melhor alimento possível, clique aqui.  

 

Referências

BHARGAVA, R, et al. A randomized controlled trial of omega-3 fatty acids in dry eye syndrome. Int J Ophthalmol., 6(6): 811-816, 2013.

PEREIRA, A.C.S.; MOURA, S.M.; CONSTANT, P.B.L. Food allergy: system immunologic and main food involved. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 29, n. 2, p. 189-200, jul./dez. 2008.

ROUDEBUSH, P.; GUILFORD, W. G.; JACKSON, H. A. Adverse reactions to food. In: HAND, M. S. et al. (Ed.). Small animal clinical nutrition. 5th ed. Missouri: Mark Morris Institute, 2010. cap. 31, p. 609-625.