Categoria: Cães

Capa de 'Dicas para viajar com seu cão'

Dicas para viajar com seu cão

É totalmente comum ter o seu cão como um membro da família, sempre ao lado de todos, um fiel companheiro. E, às vezes, é difícil deixar o pobrezinho em casa ou em um hotelzinho de cães. Quando a única opção é levar o pet com a família, é bom se atentar em alguns detalhes:  

Antes de viajar:

O Ministério da Agricultura exige alguns documentos quando pets estão viajando com seus donos. Além do Certificado Sanitário (que contém raça, nome, origem e o nome do proprietário), a carteira de vacinação deve estar completa, então leve o seu pet até um médico veterinário e peça para que ele confira a vacinação. Nunca deixe estes documentos em casa ao viajar com seu cão. Se o caso for viajar para o exterior, isso deve ser estudado com mais cuidado. Visto que cada país possui uma legislação diferente em relação a isto.

É importante ligar no lugar onde vão se hospedar e perguntar sobre a permissão para animais, porque, se for um lugar com muitas restrições, pode ser uma experiência ruim para seu cão. Confira também sobre opções de passeios para seu pet em locais próximos da sua hospedagem, assim, você pode sair com ele e evitar que ele se estresse ficando tempo demais trancado.

Um último cuidado é procurar petshops e médicos veterinários confiáveis no local de destino, para ter a quem recorrer em caso de alguma emergência.

Durante a viagem:

As companhias de viagem tem leis em relação ao transporte de animais. Algumas aceitam apenas algumas raças e idades e outras exigem até que os animais tomem um sedativo para dormirem durante o trajeto. Há aquelas que exigem que o pet vá no compartimento de carga! Não deixe de checar isso com antecedência, principalmente se a ida do seu cão é um fator determinante para a viagem.

Escolha um horário mais fresco para pegar a estrada e não dê muita comida para o seu pet antes de embarcarem, evitando, assim, que ele passe mal. Esteja ciente que você deve fazer algumas paradas em viagens longas, já que seu cão precisa fazer as necessidades fisiológicas e passear um pouco.

Algumas raças sofrem muito com o calor, indica-se deixar o ar condicionado ligado durante toda a viagem.

De acordo com o Novo Código Brasileiro de Trânsito, o pet deve viajar em caixas adequadas ou no banco de trás com um cinto de segurança especial. Infringir essas leis custam pontos na carteira e multas em dinheiro.

Cuidados no hotel:

Assim que chegar, coloque uma plaquinha de identificação no cão e não se esqueça de colocar o endereço e o telefone de onde está hospedado. É possível que o pet se perca, mas desta forma, ele pode ser encontrado e devolvido. Confira com os anfitriões onde você pode levar o pet para fazer as necessidades nas dependências do lugar e evite que ele faça no quarto. Leve sempre um saco plástico para limpeza.

Reserve um lugar para deixar a ração e a água, assim como um lugar para que ele faça uma “cama”. Deixando-o confortável para que ele não se assuste muito com a mudança de local.

Para ajudar no temperamento do cão, leve brinquedos e petiscos. Mantenha-o entretido e brinque bastante com ele.

Essas são só algumas dicas para evitar problemas em viagens com seu companheiro. Lembre-se de consultar médicos veterinários e especialistas em caso de dúvidas. Aproveite a viagem, seu pet vai adorar!

Happy pet. Happy you.