Categoria: Cães

Capa de 'Dicas para adestrar seu cão'

Dicas para adestrar seu cão

De um lado temos os cães que sentam, que rolam, que fingem de morto. Do outro, os que não param, que latem para qualquer coisa e que estão sempre fazendo bagunça. Um mínimo de adestramento é necessário tanto para o cão, quanto para o dono: ele precisa de limites e você precisa de paz.

O que é?

Adestrar um animal é fazer com que ele tenha um comportamento adequado em determinadas situações, indo desde fazer suas necessidades no lugar certo até deitar, rolar e participar de provas em competições. Os cães são facilmente condicionáveis, aprendendo na base da recompensa ou repreensão.

Por onde começar?

Para coisas simples, como fazer necessidades no lugar certo e sentar ou dar a pata, é possível condicionar com um biscoito, se ele agir da forma correta dê o biscoito e, se não, repreenda com firmeza, podendo até usar um borrifador de água, mas cuidado, nunca acerte dentro do focinho, isso vai irritar o pet. É possível, também, colocar vários biscoitos em uma garrafa para que ele não consiga pegar e, assim, tornar tudo uma grande brincadeira. O importante é ter em mente que se você recompensar comportamentos negativos, ele vai continuar com eles e até piorá-los.

O que não fazer:

Nunca seja agressivo com seu cão: nunca grite, bata, maltrate ou cause qualquer dor nele. Isso, ao contrário do adestramento, só vai reforçar a agressividade, pois ele tentará se defender. É muito importante ser firme, nunca ceder às vontades dele, pois isso dificultará o adestramento.

Quando adestrar?

É sempre mais fácil adestrar filhotes do que adultos, mas isso não torna o adestramento de adultos impossível, apenas mais difícil. O cão deve ter em mente que você é o líder e ser influenciado pelos seus comportamentos. Você é o dominante, não ele.

Os adestradores podem auxiliar e é altamente recomendável que seja procurado caso seu cão esteja comportando-se de forma dominante e agressiva. Se o comportamento parecer algum tipo de doença, um médico veterinário deve ser consultado imediatamente. Com um cão mais equilibrado, a família fica mais saudável e feliz.

Happy pet. Happy you.