Categoria: Cães

Capa de 'Curiosidades sobre cães: eles sabem quando você está mal'

Curiosidades sobre cães: eles sabem quando você está mal

Você sempre acreditou que seu amigo de quatro patas sabia exatamente o que estava sentindo, mas nunca encontrou nada que comprovasse essa suposição? Finalmente, um estudo publicado no periódico Biology Letters comprovou com base científica que este pensamento está correto. Cachorros conseguem, por meio de informações visuais e sonoras, reconhecer emoções em outros cães e também em humanos, é o que afirma um grupo de pesquisadores, que inclui três brasileiros. Além dos primatas, é a primeira vez que uma espécie se mostra apta a esta habilidade.

O processo para que os especialistas concluíssem a pesquisa ocorreu da seguinte maneira: dezessete cães adultos foram expostos a imagens de humanos e outros cachorros com expressões felizes ou agressivas. Paralelamente, os animais ouviam sons, que poderiam ser caninos, neutros ou de humanos, que equivaliam às imagens que estavam sendo expostas.

O resultado da análise foi que, além dos cães conseguirem identificar as expressões das imagens e das vozes, eles relacionaram as emoções. Por exemplo, ao ouvirem um som alegre, olhavam para as imagens felizes; quando o som era agressivo, viravam a cabeça para a imagem que denotava raiva. Comprovando a tese de que estes animais são capazes de identificar as emoções humanas, e não apenas expressões de sua própria espécie, estreitando os laços entre cachorro e dono.

 

 

Eu sei o que você está sentindo!

Anterior a este estudo, apenas em primatas, como orangotangos e chimpanzés, esta habilidade havia sido constatada. Segundo os pesquisadores, a característica nos cães denota uma capacidade cognitiva sofisticada de reconhecimento sobre informações humanas que pode ser vista como essencial para a permanência do animal entre as pessoas. O estudo também levanta a possibilidade de que a qualidade de identificação de expressões pode existir em outros animais mamíferos e ter ajudado nas relações sociais entre as espécies.

Happy pet. Happy you.