Categoria: Saúde e Bem-Estar

Capa de 'Cuidados importantes com cães e gatos de pele clara'

Cuidados importantes com cães e gatos de pele clara

Todo mundo sabe a importância de proteger a pele dos raios solares para evitar problemas como queimaduras, envelhecimento precoce e, principalmente, o câncer de pele. Esta proteção também deve ser estendida aos cães e aos gatos, pois a radiação ultravioleta afeta os animais da mesma forma e pode causar problemas de pele quando há exposição constante ao sol, principalmente nos pets de pele clara.

Para se ter uma ideia da importância deste tema, as doenças de pele nos cães e gatos (entre elas o câncer de pele) estão entre os atendimentos mais comuns em clínicas e hospitais veterinários em todo o país. As enfermidades que afetam a pele e a pelagem dos animais são muito comuns e chamam a atenção dos tutores devido aos sintomas quase sempre aparentes, e por causar incômodo aos pets. A pele é, afinal, o maior órgão do corpo e uma de suas funções é alertar quando algo não vai bem no organismo. Além disso, é responsável por formar a barreira entre o corpo e o meio ambiente e que serve para evitar agressões de agente químicos, lesões físicas e a ação de micro-organismos.

Entenda por que a pele dos cães e gatos é mais frágil

A pele de cães e gatos, apesar de possuir uma estrutura bem parecida com a nossa, é mais fina. Nos pets, a pele pode ter uma espessura bem variável – de 0,5 a 5 milímetros no cão e 0,4 a 2 milímetros no gato. A pele é dividida em camadas (epiderme, derme e hipoderme) e subcamadas que constituem esta estrutura que recobre todo o corpo dos animais.

 Epiderme e Derme

A epiderme, camada mais externa da pele, é constituída por 5 subcamadas. A última subcamada é a parte da pele que fica em contato com o meio externo, oferecendo proteção mecânica às agressões. Ao falar na proteção contra o sol, nos chama atenção a subcamada mais profunda da epiderme, chamada de basal. É nela que estão os melanócitos, células responsáveis pela coloração da pele e do pelo, por meio de um pigmento chamado melanina.

Sob a denominação melanina encontram-se diversos de pigmentos (eumelanina, feomelanina e outros) que variam de marrom-amarelado a marrom-escuro, produzidos pelos melanócitos. A cor do pelo é dada principalmente pela quantidade e distribuição dos diferentes tipos de melanina e pode ser uniforme por todas as partes da haste do pelo ou pode variar por todo o comprimento de um único pelo, como ocorre, por exemplo, no Pastor Alemão.

O pigmento melanina é particularmente importante na pele, pois protege as células dos raios ultravioletas do sol. Além disso, a cor de um cão e de um gato pode ser influenciada pelo ambiente, sofrendo ação da umidade e da temperatura.

Já a derme é dividida em duas camadas: superficial e profunda. Na derme é onde estão as glândulas, vasos sanguíneos, vasos linfáticos, nervos e músculo liso. As células do sistema imunológico estão presentes nesta camada também.

A espessura cutânea também é importante para a proteção dos animais contra o sol.  Assim, a espessura da epiderme e a densidade da pelagem estão intimamente relacionadas. Isso quer dizer que nas áreas com mais pelos a pele é mais fina. Além das diferenças na espessura entre as regiões do corpo, podem ocorrer variações devido à idade e à raça dos cães e gatos e também modificações conforme o crescimento do animal, às mudanças de temperatura ou circunstâncias ambientais.

Por que a pele clara é mais sensível ao sol?

Assim como nós, os pets são sensíveis aos raios UVA e UVB emitidos pelo sol. Uma maior ou menor proteção solar se dá devido ao pigmento melanina, que é responsável por proteger a pele fisicamente contra os raios ultravioletas, formando uma barreira que filtra a entrada desses raios. Então, quanto menos melanina, menos cor terá o pelo e a pele do cão ou gato, e mais sensível ao sol este animal será.

A pelagem densa dos cães e dos gatos forma uma barreira física, protegendo efetivamente do sol. Onde não tem pelos, ou tem pouco, a pele normalmente é mais grossa, porém fica vulnerável à ação dos raios solares. Cães de pele clara contam com menos proteção ainda por terem menos melanina.

Cão com despigmentação no focinho - Pele extremamente sensível aos raios solares.

A exposição excessiva pode levar ao aparecimento de queimaduras solares em diversas regiões, mas, principalmente, no focinho, nas patas e nas orelhas (onde há a menor densidade de pelos). Nos casos mais graves, os pets podem desenvolver um câncer de pele. Isso porque as células da pele estão em constante renovação e os raios solares são capazes de alterar o seu DNA quando ocorre a exposição prolongada ao sol, devido à radiação. Se houver uma falha no DNA, as células que passaram por mutação continuarão a se multiplicar, produzindo outras alteradas, ou seja, um tumor.

Os sinais clínicos de um tumor cutâneo em cães e gatos podem incluir o aparecimento de nódulos, coceira na região e lesões que não cicatrizam. Aos primeiros sinais, é importante procurar a orientação de um médico veterinário. Entre os tipos mais frequentes da doença nos pets estão o carcinoma espinocelular e o mastocitoma. Saiba um pouco mais sobre cada um deles:

Carcinoma espinocelular: também chamado de carcinoma de células escamosas, pode ser mais difícil diagnosticar pois se assemelha a irritações de pele comuns nos animais. Ocorre mais frequentemente em áreas com pouco pelo como ao redor dos olhos, nariz e boca. Em gatos, as neoplasias de pele como esta são bastante frequentes, tanto que o tumor passou a seu conhecido como "carcinomas dos gatos brancos", por ser comum em animais de pelagem clara e curta. No entanto, também pode ocorrer nos gatos escuros.

Mastocitoma: pode ser desenvolvido em qualquer parte do corpo, mas é mais frequente em membros, áreas genitais e nas costas dos animais. É comum o aparecimento de nódulos que coçam muito que inflamam e que causam sangramento no local, incomodando muito aos animais e tutores.

Formas de proteger o pet do sol

Os cães e gatos de pele clara e sensível, albinos, com pouco pelo e ainda aqueles que passam muito tempo expostos ao sol precisam de cuidados especiais. No entanto, independentemente da cor do seu pet, a proteção contra o sol é fundamental. Confira as nossas dicas de como você pode oferecer maior proteção ao animal:

1. Não deixe o cão ou gato exposto ao sol por muito tempo. É importante evitar a exposição ao sol no horário entre 10 horas e 16 horas.

2. Sempre forneça um local coberto para que o cachorro possa se abrigar do sol, com uma casinha ou espaço dentro de casa. Os gatos que vivem passeando pelo telhado ou muro devem ser incentivados a permanecer dentro de casa.

3. Passe protetor solar no pet. No mercado você poderá encontrar produtos feitos especialmente para proteger a pele de cães e gatos. O protetor solar auxilia na prevenção de doenças causadas pela exposição excessiva ao sol. Para ser efetivo, o protetor deve ser aplicado no animal 30 minutos antes de sair ao sol, e somente nas partes do corpo pouco pelo, como no focinho, nas orelhas (principalmente nas bordas), em volta dos olhos, na barriga e outras partes que você perceba sensibilidade ao sol. Também é importante reaplicar o produto a cada duas horas caso o animal continue exposto ao sol.

4. Passeios com os cachorros devem ser feitos nos horários mais frescos do dia, como início da manhã e final da tarde. Assim, evita-se maior tempo de exposição ao sol, além de proteger as patas do cão do asfalto quente.

5. Se o cão ou gato tem o costume de ficar muito tempo deitado no quintal e, consequentemente, exposto ao sol, é importante evitar esse comportamento. Se necessário, coloque-o dentro de casa quando o sol estiver a pino.

6. Nos dias de calor, os pets vão precisar beber mais água. Então, lembre-se de oferecer água fresca e limpa à vontade. Troque a água 2-3 vezes por dia

7. No inverno, apesar da temperatura mais baixa, são comuns dias de céu claro e muito sol. Não deixe de proteger nessa época também.

8. Se for tosar o cachorro, não deixe o pelo muito curto pois a pelagem serve como proteção para a pele.

Orelhas e focinho de gatos de pele clara são muito vulneráveis ao sol.

Alimentação funcional: qual a relação com a pele?

A nutrição desempenha um papel importante na manutenção da saúde de cães e gatos e isso inclui o cuidado com a pele e com os pelos. Por isso, oferecer um alimento completo é parte da prevenção e até do tratamento de problemas dermatológicos. A utilização de uma dieta adequada traz benefícios muito importantes para a manutenção da saúde do animal como um todo.

Já existem alimentos completos e balanceados desenvolvidos especialmente para oferecer um suporte à pele e pelagem, como a N&D Quinoa Skin & Coat, desenvolvida pela Farmina.

 N&D Quinoa Skin & Coat

Indicada para animais com pele sensível e para favorecer uma pelagem saudável, a N&D Quinoa Skin & Coat é uma das últimas dietas lançadas pela Farmina. Todos os produtos das linhas N&D seguem o sistema nutricional para carnívoros, que respeita a biologia e a anatomia dos cães e dos gatos. São alimentos de baixo índice glicêmico, com alta quantidade de proteínas de origem animal, sem inclusão de ingredientes transgênicos apenas conservantes naturais. Entre as dietas funcionais, a N&D Quinoa Skin & Coat se destaca por oferecer opções à base de carne de pato e de peixe. A Skin & Coat Peixe utiliza uma fonte exclusiva de proteína animal, utilizando apenas a proteína proveniente do peixe.

As alergias alimentares ocorrem em sua maioria quando o sistema imune identifica a proteína do alimento como uma invasora, disparando respostas na pele. Essa característica permite que o produto seja uma alternativa para animais que enfrentam sensibilidade alimentar a determinadas proteínas que são mais utilizadas na alimentação dos pet. N&D Skin & Coat fornece também níveis mais altos de ômega 3, antioxidantes e ingredientes de alta qualidade com propriedades funcionais, como Cúrcuma e Coco.

 Plano Nutricional

Um dos benefícios que a Farmina oferece aos leitores do blog é o Plano Nutricional. Clique aqui e preencha informações sobre o seu pet para receber a indicação de uma dieta específica. Como vantagem adicional, tenha acesso a um cupom de desconto exclusivo!