Categoria: Cães

Capa de 'Conheça os benefícios de adestrar o seu cão'

Conheça os benefícios de adestrar o seu cão

Mais do que exercícios para fazer com que o seu cão realize ações engraçadas como dar a pata, rolar ou se fingir de morto, o adestramento visa principalmente fazer com que o pet se torne obediente. A partir de agora, aprenda a idade certa para iniciar o treinamento e técnicas básicas para ensinar ao seu animal.

Os cães não sabem que produtos de limpeza, fiações, vidros, plásticos e piscinas podem ser perigosos e prejudiciais à sua saúde e que móveis, sapatos, eletrônicos, papel higiênico, livros e papéis não são brinquedos. Por isso, o ideal é que as instruções comecem quando o pet ainda é um filhote, geralmente a partir de 40 dias de vida.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a presença de um adestrador profissional não é estritamente necessária e o proprietário tem uma grande responsabilidade nesse processo. No adestramento, ele deve utilizar uma linguagem adequada e impor regras.

Para que ele entenda o que não pode fazer e onde deve ficar, a primeira coisa que o cão deve aprender é o significado do “não”, do “muito bem” e do “aqui”.

Treinamento básico

Entender a rotina - é preciso analisar o comportamento do seu cão e os horários em que ele costuma urinar. Leve-o para o lugar onde deve fazer as necessidades e fique lá até terminar. Depois, o recompense com o que ele mais gosta, pode ser seu petisco preferido ou um carinho.

Disciplina – ensine o seu cão a não fugir quando você sair ou entrar em casa. Escolha uma área específica como um tapete e diga “fica”. Quando ele obedecer, o recompense.

Estabeleça limites - para que seu pet aprenda o conceito de limite, crie uma linha que não possa atravessar com uma corda e permaneça do outro lado. Utilize novamente o termo “fica” para que ele continue parado. Não esqueça a recompensa.

Sentar e dar a pata - pegue um petisco, posicione sobre a cabeça do cachorro para que ele sente. Quando sentar, dê um pedaço. Depois, estenda a mão próxima à pata do pet e dê leves toques nela. Quando ele der a pata, entregue o petisco. Para ensiná-lo, use “senta” e “dá a patinha".

É importante destacar que não existem restrições, todas as raças podem ser adestradas. Por isso, eduque o seu cão. Afinal, ensinar também é uma forma de demonstrar o seu amor!

 

Happy Pet. Happy You.