Categoria: Dicas

Capa de 'Conheça o Instituto Luisa Mell'

Conheça o Instituto Luisa Mell

A Farmina Pet Foods acaba de fechar uma parceria com o Instituto Luisa Mell, e para tornar esta união pública foi realizado um bate-papo com parte da equipe do Instituto, profissionais da Farmina Pet Foods e blogueiros.

No encontro pudemos entender como nasceu o Instituto Luisa Mell, como é feita a seleção dos animais que são resgatados pela instituição, como funciona o processo de adoção em feiras e a importância da parceria da Farmina Pet Foods com o Instituto.

 

Luisa Mell e o Instituto

Luisa Mell ficou conhecida em seu programa Late Show, na RedeTV!, no qual promovia o resgate de animais abandonados e sob maus tratos encaminhando-os a veterinários, além de fazer campanhas de adoção de cães e gatos. Ela foi madrinha de várias ONGs, mas nenhuma delas trabalhava da forma que ela gostaria, foi então que se juntou com outros profissionais que também atuavam em instituições de resgate de animais abandonados e criou o Instituto Luisa Mell. “Hoje eu sou totalmente realizada porque todos os cachorros recebem todo o tratamento, antes de ir para as feiras todos são vacinados, vermifugados e castrados”, conta Luisa Mell.

Os animais que são resgatados primeiro são levados a uma clínica parceira do Instituto para serem realizados exames que detectam se o animal possui algum tipo de doença que pode ser contagiosa. Logo após a triagem os animais vão para o abrigo, alguns são liberados para ficarem com os outros bichos e outros precisam ficar na UTI até que estejam 100% curados de qualquer doença. Dessa forma, evita-se o contagio dos animais que já foram tratados.

O Instituto também faz o trabalho de pós-adoção, que segundo Luisa Mell era o grande sonho da vida dela. Eles continuam auxiliando e acompanhando os animais que são adotados para ter o controle se eles não vão voltar a sofrer maus tratos ou abandonos, e até mesmo resgatam novamente cachorros que não eram bem tratados pelos novos tutores em visitas surpresas aos lares.

São quase 40 pessoas, incluindo os voluntários, que trabalham no Instituto e durante todo o processo que antecede as feiras de adoção.

 

Farmina Pet Foods e o Instituto

Quando o Instituto Luisa Mell foi fundado, muitas empresas queriam abrir parcerias, mas Marcelo Glauco, Diretor Financeiro da instituição, em um primeiro momento recusou. “Nós tínhamos acabado de abrir o Instituto e muitas empresas apareceram, e naquele momento não sabíamos qual era a nossa demanda, por isso esperamos um pouco para saber exatamente qual é o custo do Instituto”, conta Marcelo.

“A parceria com a Farmina veio em uma hora sensacional”, prossegue Marcelo. Pela qualidade da ração da Farmina Pet Foods, o Instituto percebeu uma melhora na qualidade de vida dos animais adultos e também dos filhotes. “Antes de usar a Farmina os animais possuíam muitos problemas de pele, as fezes nunca estavam firmes e isso ocasionava muita desidratação. Com uma ração de melhor qualidade as fezes ficam mais endurecidas e eles conseguem consumir um número de nutrientes mais alto e melhor. Com a imunidade aumentada, os problemas de saúde diminuíram muito”, conta Marina Passadore, Médica Veterinária responsável pelo Instituto.

E isso contribui para outras áreas, os gastos com veterinário e medicação diminuem, já que os animais debilitados estão recebendo um alimento que irá aumentar a imunidade deles. Até mesmo o uso de produtos de limpeza nos canis diminui, por que as fezes ficam muito mais consistentes.

A maior parte dos alimentos para pets disponíveis no mercado contém uma grande quantidade de milho e arroz, como salienta Patrícia Padovez, Médica Veterinária da Farmina. “Com a chegada da Farmina no Brasil pela primeira vez os cães e os gatos tiveram a chance de receber um alimento próprio para a espécie deles que é carnívora, com maiores níveis de ingredientes de origem animal e baixa quantidade de amido, sem transgênico e conservado naturalmente. Por isso os produtos da linha N&D Grain Free e Low Grain respeitam a natureza e o metabolismo dos cães e dos gatos”, completa a veterinária.

 

Se você tem alguma denúncia de abandono animal e maus tratos, entre em contato com o Instituto pelo e-mail atendimento@ilm.org.br ou por inbox na página do Instituto no Facebook informando o endereço completo de onde o resgate será feito e a quantidade de animais no local. Prender o animal em um local seguro até a chegada da equipe evita que ele se perca ou que sofra mais maus tratos.

Para participar de um processo de adoção, fique ligado nas redes sociais do Instituto para saber onde acontecerá a próxima Feira de Adoção.

Veja a coletiva completa neste link.