Categoria: Cães

Capa de 'Conheça a raça Cão Lobo Checoslovaco'

Conheça a raça Cão Lobo Checoslovaco

Com a aparência semelhante à de um lobo, os cães da raça Cão Lobo Checoslovaco são relativamente novos, nasceram em meados dos anos 1950, e ainda são desconhecidos para muitos.Conheça algumas características desta raça e como ela nasceu:

 

Ficha Técnica

O Cão Lobo Checoslovaco é originário da antiga União Soviética. O primeiro exemplar da raça nasceu do cruzamento de um Pastor Alemão e um Lobo de Cárpatos, por isso a aparência deste animal se assemelha tanto com a dos lobos. E as semelhanças não param por aí, enquanto Labradores conseguem farejar alimentos até uma profundidade de 23 metros, o Cão Lobo consegue achar coisas escondidas a mais de 40 metros!

Além disso, eles conseguem correr 100 km em surpreendentes 4 horas e 30 minutos (um cão normal conseguiria completar o trajeto em 6 horas aproximadamente).

Devido as suas habilidades, ele foi usado durante muito tempo nas fronteiras da Checoslováquia como cão oficial do exército.

 

Características e temperamento

Como vieram do cruzamento de um Pastor Alemão com uma loba, estes são cães muito robustos e com a constituição física dos lobos: pernas e rabos longos, cintura definida, peito liso e olhos cor de âmbar. O pelo é baixo e bem junto à pele, com uma camada de subpelos muito densa. As cores podem variar entre o cinza amarelado e o cinza prateado.

São cães com muita energia para gastar, com muita força, que gostam de brincar e são extremamente inteligentes. Apesar disso, seu temperamento é muito forte, devendo o dono deste cão adestrá-lo desde bem pequeno para que ele aprenda a respeitar as ordens de seu tutor.

Apesar de se darem bem com crianças, não é aconselhável deixá-los sozinhos na presença dos pequenos, pois eles podem se empolgar um pouco nas brincadeiras e provocar machucados não intencionais.

 

Saúde e cuidados

Por serem muito robustos e terem muita energia, não são cães para se ter em casas pequenas e muito menos em apartamentos. Eles precisam de espaço para brincar e fazer muitos exercícios. Deixe brinquedos sempre ao seu alcance e nunca o faça ficar confinado em um espaço muito pequeno.

Não se esqueça que eles são descendentes dos lobos, por isso precisam viver em matilha para se sentirem bem. Nunca deixe seu animal sozinho ou sem cães por perto por um longo período de tempo, eles irão ficar entediados muito rápido.

Eles não precisam de cuidados especiais, apenas escovação nas épocas de mudança de pelagem que ocorrem duas vezes ao ano.

Sua saúde não é preocupante, eles são cães saudáveis. Existem apenas poucos casos de displasia coxofemoral devido ao seu porte muito grande.

 

Happy pet. Happy You.