Categoria: Cães

Capa de 'Chihuahua: características da raça'

Chihuahua: características da raça

O Chihuahua é a menor raça de cães do mundo, medindo entre 15 cm a 22 cm e pesando no máximo 3 kg. Eles são tão pequenos que é preciso ter cuidado quando se tem filhotes da raça em casa, pois podemos acabar tropeçando neles sem querer.

Além desta característica marcante, trazemos algumas informações que você precisa saber antes de ter um Chihuahua na família.  Confira!

 

Características e temperamento

Os Chihuahuas são cães pequenos, magros e com muitos músculos, por isso são muito ágeis e possuem movimentos rápidos. Suas orelhas são grandes e retas, a cauda é longa e curvada apontando para as costas. Os pelos deste cão podem variar de curtos até longos ondulados em diversas variações de cores.

Muito leal e companheiro, o Chihuahua é um ótimo cão para quem está buscando um amigo inseparável. Tanta devoção ao seu tutor pode fazer com que ele fique um pouco territorialista e compita pela atenção com outros membros da família ou animais de estimação. Por isso, não é aconselhável ter este cão em uma casa onde existem outros animais ou crianças pequenas. Ele pode atacar qualquer um que estiver disputando a atenção do dono.

Essa raça pode ser criada tanto em apartamentos como em casas. Aliás, por ser um cão de porte muito pequeno ele é o preferido de quem mora em apartamentos. Mas não se esqueça, o Chihuahua tem muita energia e precisa gastá-la de alguma forma. Se você não puder passear com o animal ao menos duas vezes por dia, deixe brinquedos disponíveis para ele se exercitar durante sua ausência.

 

Saúde e cuidados

Os Chihuahuas de pelo longo devem ser escovados quatro vezes por semana para manter a pelagem macia e sem nenhum nó - que pode acabar machucando o cão. Eles são muito sensíveis ao frio, por isso não deixe-os fora de casa durante a noite e procure mantê-los sempre aquecidos com cobertores na casinha ou cama deles.

Não existem precauções quanto à sua saúde, no geral são cães muito resistentes. Por terem os olhos um pouco saltados, o ideal é fazer a higienização uma vez ao dia, limpando as lágrimas que podem escorrer com soro fisiológico e algodão.

Em poucos casos eles podem apresentar problemas pulmonares, hipoglicemia, olho seco e luxação da patela. E cuidado, é muito comum alguns cães da raça apresentarem um ponto frágil no crânio (a moleira) devido ao fechamento incompleto.

 

Happy pet. Happy you.