Categoria: Gatos

Capa de 'Características incríveis do gato Persa'

Características incríveis do gato Persa

A raça de gato mais conhecida no mundo, o Persa sempre chamou a atenção. Seu temperamento calmo e sua aparência exótica com olhos expressivos agradam bastante os fãs de gatos, principalmente àqueles que preferem um pet mais tranquilo e afetuoso.  Além dessas, esta raça apresenta outras características muito interessantes. Confira no texto tudo sobre o gato Persa.

A História da raça

Antes do início oficial da criação da raça, no século XIX (a partir de 1800), existem poucas informações claras a respeito da origem do gato Persa. Os gatos primitivos e os gatos selvagens eram sempre de pelagem curta, com corpo esguio e leve, e não se sabe quando, nem como começaram a surgir gatos com pelagem longa e corpo mais achatado, como os persas. Fato é que existem hieróglifos datados de aproximadamente 1600 que mostram gatos de aparência relativamente parecida aos Persas. A teoria mais aceita diz que diplomatas europeus traziam felinos com essas características ao visitarem a Turquia e a antiga Pérsia, hoje território do Irã. Provavelmente, a pelagem longa era alguma adaptação à locais frios que esses gatos foram desenvolvidos, como regiões montanhosas do Oriente Médio. Como eram animais sem raça definida, dava-se o nome do local de onde eram trazidos, por isso foi batizado de Persa.

O Persa é considerada uma raça antiga pois estava presente nas primeiras exposições de gatos que existiram na Europa (Grã-Bretanha). Logo a raça virou xodó dos aristocratas, presente inclusive nas salas da Rainha Vitória.  Por volta de 1900, os americanos começaram a importar os gatos Persas da Grã-Bretanha e a sua popularidade continuava a crescer em todo o mundo. Desde essa época os criadores têm escolhido cabeças mais arredondadas, orelhas menores, narizes mais curtos, olhos maiores e corpo mais largo e curto. Portanto, os Persas de hoje parecem-se pouco com os Persas de antigamente.    

As características do Persa

Tamanho: considerado de médio porte, com altura de 20 a 25 cm.

Peso:  3,5 a 6 kg.

Expectativa de vida: a longevidade varia de 12 a 17 anos.

Temperamento e comportamento: O Persa tem um temperamento doce, gentil e amigável, combinando facilmente com o perfil da maioria das famílias. Eles preferem uma atmosfera calma e manuseio suave. Por serem tranquilos, não são indicados para brincadeiras mais intensas. Em geral, gostam de serem escovados e acariciados. São pouco ruidosos, com miados baixos, praticamente musicais, se comunicando principalmente com seus grandes olhos expressivos.

Pelagem: Longa, sedosa e dupla. Pode ser de inúmeras colorações, desde branco até bicolor, preto, amarelo, dourado, cinza, e suas variações. A manutenção exige escovação diária para evitar o aparecimento de nós. Trocam de pelo 2 vezes ao ano, apresentando uma queda acentuada. Uma tosa leve somente na tesoura, a fim de diminuir um pouco o comprimento e o volume dos pelos pode ser indicada nos meses de verão, mas não é obrigatória. Apenas um profissional habilitado e preparado pode fazer esse tipo de tosa no Persa.

Nível de atividade: Baixo, indicado para ambientes internos.

Curiosidades:

- A Rainha Vitória teve dois Persas de coloração azulada.

- Eles eram considerados souvenirs que mercadores, diplomatas e marinheiros traziam quando voltavam à Europa, vindo do Oriente Médio e Mediterrâneo.

- É provavelmente a raça com mais variedades aceitas, de cores e tamanhos. São divididos em 7 categorias diferentes de cor de pelagem: sólida, prata e dourado, sombreada, tigrada, particolor (variedades de cores misturadas), bicolor e himalaio.

- Eles são similares aos Angorás. A origem das duas raças está relacionada, pois são da mesma região.

- Em julho de 1871 ocorreu em Londres a primeira exposição de gatos do mundo, já registrando gatos Persas como raça oficial.

As necessidades especiais

As características únicas do Persa exigem cuidados para garantir ao felino uma vida saudável, confortável e longeva.

Pelagem

Naturalmente, a pelagem do Persa exige cuidados meticulosos para manter-se bela e saudável. Conforme já falamos anteriormente, a escovação diária é obrigatória. Primeiro para evitar nós, segundo para reduzir a quantidade de pelos soltos pela casa, e terceiro para evitar que o animal ingira bolas de pelos.  Utilize um pente com cerdas rígidas e bem espaçadas para desatar nós. Depois refaça a escovação com uma escova ou rasqueadeira apropriada para pelagem longa - as cerdas devem ser separadas, longas, rígidas e ter pequenas bolas protegendo as pontas. Desta forma, você não causará nenhuma ferida na derme do seu felino.

Outro ponto importantíssimo para saúde da pelagem é a nutrição. Uma dieta de alta qualidade e específica para as necessidades dos felinos é capaz de oferecer os nutrientes necessários para a pele e os pelos. Esses nutrientes devem estar não somente em quantidade suficientes, mas em disponibilidade para serem absorvidos e utilizados pelo organismo.

Tenha acesso a uma alimentação que ajude na manutenção de uma pelagem exuberante para o seu pet. O Plano Nutricional Farmina leva em conta as características únicas do animal, como raça, idade, condição física, entre outros. Uma dieta personalizada será enviada para o tutor após o preenchimento dos dados. Clique aqui para receber.

Problemas oculares

A anatomia facial do Persa dificulta a drenagem das lágrimas e expõe mais os olhos a problemas. Isso ocorre em parte porque os olhos ficam muito proeminentes, e os canais lacrimais ficam comprimidos graças ao focinho achatado.

É necessária uma limpeza diária da região abaixo dos olhos para evitar as manchas de lágrima ácida. Com um algodão umedecido limpe a área gentilmente, removendo as secreções acumuladas. Em seguida, seque com um algodão totalmente seco.

Tendência ao ganho de peso

Por terem um nível de atividade mais baixo e serem animais muito caseiros, os Persas apresentam uma tendência maior ao ganho de peso, e consequentemente, à obesidade.

Problemas renais e urinários

O Persa é a raça mais acometida pela Doença Renal Policística. Também conhecida como Síndrome dos Rins Policísticos é uma doença hereditária. Essa enfermidade é caracterizada por ser irreversível e por se desenvolver de forma progressiva. Quando os cistos começam a aparecer nos rins, a tendência é que os animais acometidos desenvolvam com o passar do tempo uma insuficiência renal. Essa insuficiência normalmente é manifestada a partir dos sete anos de idade por meio dos seguintes sintomas: anorexia (perda de apetite ou recusa alimentar), vômitos, polidipsia (excessiva sensação de sede), poliúria (produção excessiva de urina), hematúria (presença de sangue na urina) e depressão.

Problemas urinários podem ocorrer também, pois gatos em geral apresentam uma maior tendência a produção de cálculos (pedras) e infecções no trato urinário.

Como a nutrição pode ajudar

Felizmente, existem dietas desenvolvidas para felinos que atendem as necessidades de diferentes situações. Veja ingredientes e nutrientes que podem ajudar o organismo do gato Persa e se proteger de problemas comuns à raça:

DHA e EPA: São dois tipos específicos de ômega 3 com funções anti-inflamatórias, sendo indicados clinicamente como tratamento coadjuvante da doença renal crônica. Em gatos saudáveis, esses nutrientes também são indicados, contribuindo para o bom funcionamento renal. O DHA também faz parte da saúde ocular, pois participa da produção de um filme lacrimal saudável, ajudando a proteger o olho. A retina, outro componente importantíssimo para a visão, é rica em DHA, necessitando de uma ingestão desse nutriente para suprir suas necessidades. Vale ressaltar que animais diagnosticados com doença renal devem ingerir uma alimentação específica para esta condição, prescrita por um médico veterinário.

Ômega 3 e 6: Esses ácidos graxos essenciais possuem inúmeras propriedades benéficas. Uma das principais é na pele e na pelagem, ajudando a manter a barreira cutânea íntegra e os pelos brilhantes e hidratados.

Fibras especiais: As fibras exercem um papel fundamental na saúde intestinal. Por terem um pelo longo, os Persas acabam ingerindo naturalmente uma maior quantidade de pelos ao se limparem, podendo sofrer com as bolas de pelos. Ingredientes como FOS, MOS, Psylium e Quinoa auxiliam o trânsito gastrointestinal.

Antioxidantes naturais: São ingredientes totalmente naturais que visam dar suporte ao organismo. Os antioxidantes evitam a oxidação, processo que deteriora as células. São vitaminas, minerais, pigmentos, e outros compostos como: flavonoides, tocoferóis,  vitamina C, vitamina E, ômega 3, selênio, carotenoides, polifenois, entre outros.

Nutracêuticos: Os nutracêuticos são alimentos ou partes de alimentos que além de cumprirem sua função nutricional básica, contêm compostos que trazem benefícios à saúde, sendo geralmente ricos em antioxidantes. Como por exemplo: erva-doce, hortelã, coco, alcachofra, cúrcuma, brócolis, aspargos, cranberry e camomila.

E como oferecer a melhor nutrição?

Conforme citamos anteriormente, um Plano Nutricional pode proporcionar a inclusão de dietas ricas nos elementos elencados acima. O Plano vai indicar uma alimentação que considera as necessidades do seu animal, seja ele um Persa, um SRD ou até mesmo um cão. Existem dietas específicas para:

Pele e Pelagem: animais com pele sensível, ou quando se deseja melhorar a nutrição e restaurar o bem-estar dessas estruturas.

Sobrepeso: para animais que estão acima do peso, ou que apresentam tendência à obesidade, auxiliando na restauração do peso ideal.

Tendência a problemas urinários: casos onde se deseja restaurar o bem-estar do trato urinário e auxiliar na prevenção de pedras.

Digestão: desenvolvida como uma dieta altamente digestiva, para saúde do trato gastrointestinal.

Todas as dietas comentadas acima podem ser encontradas na linha N&D Quinoa da Farmina. Esta linha utiliza fontes inovadoras de proteína animal, como carne de Pato, por exemplo, e de carboidrato, como a Quinoa. Essas dietas visam oferecer uma nutrição equilibrada a animais que foram afetados por condições adversas, ou que estão predispostos a desenvolver afecções específicas.

Esperamos ter mostrado as incríveis características do gato Persa, e como é possível oferecer uma nutrição de qualidade e desenvolvida de acordo com as necessidades do animal em questão. Não deixe de acessar o Plano Nutricional, e ganhe, como vantagem especial dos leitores do blog, um cupom exclusivo de desconto. Clique aqui para solicitar o seu Plano Nutricional.