Categoria: Cães

Capa de 'Cães vira-latas são tendência: conheça mais sobre eles'

Cães vira-latas são tendência: conheça mais sobre eles

Muito em alta no Brasil, os cachorros vira-latas viraram uma paixão para aqueles que não têm preferência por alguma raça ou necessidade de um cão de raça para realizar um trabalho específico. Mas por que os pets SRD (Sem Raça Definida) viraram uma febre? O que os diferencia dos cães de raça? Quais são as características destes cachorros? Eles são mais vulneráveis a doenças? Explicaremos essas e outras dúvidas ao longo da matéria.

 

SRD por quê?

Para entender o que é um cão sem raça definida, temos que conhecer primeiramente o significado de raças. Ela é o chamado pedigree – uma certificação emitida para comprovar a linhagem pura do cachorro. Qualquer mistura faz o pet ser considerado mestiço, ou seja, vira-lata. Essa é a explicação usada pelos veterinários e criadores. Popularmente, acreditamos que qualquer cão que não tenha aparência semelhante às raças existentes é um SRD.

 

Eles são dóceis ou agressivos?

Por não pertencerem a nenhum grupo de cães de raça, os SRD não têm características específicas que os diferem de outros cachorros, nem na personalidade e nem fisicamente, podendo variar tanto no porte como na aparência. Mas, de uma forma geral, os vira-latas costumam ser muito fiéis e amorosos com seus donos, basta dar muito carinho e tratá-los bem que você será recompensado.

 

Qual o porte destes cachorros?

Em geral os SRD têm porte médio, mas por não terem uma raça definida, não é possível dizer qual porte seu pet terá ao atingir a idade adulta. O ideal é que, caso sua escolha seja por um SRD filhote, você o leve até o veterinário para que ele faça uma avaliação do porte que o cão atingirá. Somente assim será possível avaliar se sua casa terá espaço suficiente para acolhê-lo.

 

Eles são mais imunes a doenças?

A mistura de raças fez com que os SRD criassem mais resistência, mas, assim como os cães de raça, os vira-latas precisam ser vacinados e vermifugados, além de necessitarem de visitas constantes ao veterinário para saber como anda a sua saúde.

 

Por que eles são tão amados?

Os vira-latas viraram tendência no Brasil. Acredita-se que seja por serem cachorros que têm mais facilidade de se adaptar aos ambientes, não ficarem doentes com frequência e terem aparência única.

 

E você, tem um SRD que é só amor? Conte-nos a principal característica dele nos comentários.

 

Happy pet. Happy you.