Categoria: Dicas

Capa de 'Cães e Gatos podem viver juntos?'

Cães e Gatos podem viver juntos?

A pessoa que inventou a frase “brigando como cão e gato” certamente não conhecia os inúmeros casos de pets diferentes vivendo em harmonia. Apesar da crença popular, é possível que cães e gatos se tornem grandes amigos, mas algumas dicas podem facilitar o processo:

Eles se odeiam?

Na verdade, eles se estranham por uma batalha territorial, já que não existe uma relação entre predador e presa para cães e gatos. O que acontece é que um gato quer ser o dono do local em que vive e um cão também, é instintivo que eles lutem por aquele território. Nada de ódio ou raiva entre os pets.

A primeira impressão pode ser a que fica:

Nem sempre eles se estranham de cara, cada gato e cada cão tem uma personalidade diferente. Pode ser que o cão fique curioso e vá cheirar o gato para saber o que ele é, se tudo correr bem eles podem ser grandes amigos. O problema é quando o gato se assusta, ameaça e ataca o cão e como são animais que facilmente condicionam-se, vão associar um ao outro a sentimentos ruins.

Como viver em paz?

Apesar disso tudo, não é tão difícil fazer a paz reinar entre seus pets. É mais aconselhável que eles se conheçam ainda filhotes para que, assim, não apresentem ameaça um para o outro. A medida que forem crescendo juntos eles irão se acostumar a viver em harmonia e se tornarão grandes amigos. Mas, caso não consiga fazer isso com eles ainda filhotes, você pode controlar o ambiente e fazer eles se conhecerem e se acostumarem um ao outro já adultos, sempre prestando bastante atenção para que não se machuquem.

Cuidados:

Fique sempre atento aos seus pets, mesmo que sejam dois da mesma espécie. Em uma disputa territorial eles podem brigar e acabar se machucando. Não force que eles se gostem, mantenha-os juntos e, caso um deles se mostre irritado ou assustado, retire-o do local imediatamente. Assim você vai construir uma relação saudável entre eles e diminuir ainda mais os riscos.

Pode deixar de lado essa ideia que cães são inimigos de gatos. Só é necessário paciência, carinho e cuidado para que os dois se tornem grandes amigos! Se houver qualquer problema, procure imediatamente um médico veterinário ou um adestrador, só eles poderão fornecer ajuda profissional.

Happy pet. Happy you.