Categoria: Cães

Capa de 'Cães: as raças mais curiosas e raras do mundo'

Cães: as raças mais curiosas e raras do mundo

Espalhadas por diferentes regiões do mundo, essas raças deixam qualquer pessoa apaixonada por cães extremamente encantada. São diferentes tipos de beleza, porte, pelagem e temperamento. Confira!


Vallhund Sueco

Cachorros de raça - Vallhund Sueco

Conhecido também como Spitz dos Visigodos, o Vallhund Sueco é uma raça de porte pequeno, criada há 1000 anos para auxiliar no pastoreio de gados e servir como um cão de guarda.

Eles são muito inteligentes, corajosos, fortes e com temperamento bastante amigável, característica que torna o pet um excelente animal de estimação.

Para se manter saudável, o Vallhund precisa ter o pelo escovado regularmente e praticar atividades físicas todos os dias. Por isso, não pode viver em apartamentos.


Cão de Ursos da Carélia

Cachorros de raça - Cão de Ursos da Carélia
Foto: Pet Mag

Ele é conhecido também como Cão dos Zyrianos ou Cão Lomi. É uma raça de porte grande, criada em 1936 para a caça de animais.

É um animal ativo e brincalhão, muito leal ao dono e com a família que convive, adora crianças e pode passar horas brincando com elas. Dentre alguns cuidados essenciais com o pet, está a escovação diária e a prática de atividades físicas.


Bedlington Terrier

Cachorros de raça - Bedlington Terrier

O Bedlington Terrier é uma das mais antigas raças de cão da Grã-Bretanha, surgiu no século 18 e era usado para exterminar ratos das residências. É uma raça de porte médio, obediente, carinhosa e brincalhona que adora estar na companhia de pessoas e não gosta de dividir a atenção de seu dono.

Entre os cuidados essenciais, estão à tosa e a prática de atividades físicas diárias. Uma vez por semana é essencial que um profissional escove seus pelos para manter sua característica principal: o corte diferenciado da pelagem.


Schipperke

Cachorros de raça - Schipperke

O Schipperke surgiu no Reino Unido em 1929 e era criado para perseguir camundongos, ratos e lebres. Muito curioso e fiel, está sempre alerta ao que acontece em todos os cantos da casa e não sai de perto da sua família, principalmente das crianças.

Essa raça, de pequeno porte pode viver tranquilamente em apartamentos. No entanto, precisa praticar exercícios físicos todos os dias. Sua pelagem deve ser escovada, de preferência diariamente, para remover os pelos mortos.


Mastiff Tibetano

Cachorros de raça - Mastiff Tibetano
Foto: Pic Picx.com

O Mastiff Tibetano, conhecido também como Mastim Tibetano, é uma raça de grande porte originária dos altos planaltos da Ásia Central. Por um tempo, foi utilizado para proteger lares e rebanhos, devido a sua estatura imponente.

É um cão calmo e leal aos donos, muito carinhoso com crianças e adultos. Para estar sempre saudável, essa raça precisa de amplos espaços para praticar atividades físicas e sua pelagem deve ser penteada todos os dias, para evitar embaraços e remover pelos mortos.


Pastor Bergamasco

Cachorros de raça - Pastor Bergamasco
Foto: Cachorros My Life

O Pastor Bergamasco ou Pastor de Bérgamo é uma raça de porte médio originária da Itália, que surgiu para conduzir e cuidar de rebanhos de ovelhas.
 
A partir de um ano de vida, seu pelo tende a formar - da metade do peito até a cabeça - mechas que se transformam em dreads naturais.
 
Com temperamento tranquilo e amoroso, se relaciona muito bem com todas as pessoas. Em relação a sua saúde, esse animal não exige muitos cuidados. É necessário somente separar os pelos com as mãos regularmente para evitar que eles enrosquem. 


Cão Cantor de Nova Guiné

Cachorros de raça - Cão Cantor de Nova Guiné
Foto: O livro da Natureza

É uma raça selvagem de porte médio, nativa da ilha de Nova Guiné, que surgiu em 1950 e pode ser encontrada nas montanhas da região. A principal característica da raça é a voz. Eles emitem um som único, em forma de música: uivo cantado e sincronizado em vários tons.

Apesar do comportamento selvagem, se for acostumado desde filhote, esse animal pode conviver bem com os humanos. Não existe nenhum cuidado específico para esse pet, já que sua descendência o tornou um animal preparado para qualquer situação.


Saluki

Cachorros de raça - Saluki
Foto: Fofuxo.com

O Saluki é a raça mais antiga do mundo, surgiu entre 8 e 10 mil anos A.C. Um cão de porte grande utilizado por tribos nômades para caça de gazelas, raposas, lebres e chacais.

Apesar de não demonstrarem com frequência, são cães amáveis e muito ligados ao dono. A raça possui tendência a ter tártaro. Por isso, é necessário que seus dentes sejam escovados todos os dias. O banho e a limpeza dos ouvidos devem ser semanais.

E você, tem alguma raça exótica em casa? Conte para nós!

 

Happy pet. Happy you.