Categoria: Cães

Capa de 'Basset Hound: saiba tudo sobre a raça'

Basset Hound: saiba tudo sobre a raça

Os cães da raça Basset Hound têm um temperamento dócil e aparência amigável, não há quem resista quando encontra com um. Para quem está pensando em adquirir um cão dessa raça, vamos listar algumas das principais características. Confira!

 

Ficha técnica

De origem francesa, os Bassets Hounds possuem tamanho médio de 35 cm de altura e pesam em média de 18 kg a 27 kg. Por terem o olfato muito apurado – eles só perdem para os cães da raça BloodHound - eram criados com intuito de caçar faisões, raposas, lebres e coelhos, por isso é uma raça que adora brincadeiras que instigam seu faro. Sua perspectiva de vida varia entre os 10 e 12 anos de idade, podendo apresentar problemas de coluna e obesidade durante a idade adulta.

 

Temperamento

Devido à aparência triste e melancólica do Basset Hound, é comum as pessoas acharem que esta raça é apática e nada ativa, o que não é verdade. Estes cães adoram brincadeiras, são super inteligentes, confiáveis, bem-humorados e convivem facilmente com outros animais e com crianças. Apesar de serem extremamente amigáveis, eles não são considerados de colo. Outra característica marcante da raça e que deve ser levada em conta é a teimosia e a resistência ao aprendizado.

 

Para manter seu temperamento calmo, exercícios físicos constantes se fazem necessários para que eles canalizem suas energias da forma correta, sempre tomando cuidado para não forçar demais sua coluna sensível. Incentive seu cão a usar o faro apurado dele fazendo brincadeiras que o instigue a farejar e buscar petiscos escondidos por trilhas.

 

Saúde

Os cães dessa raça são muito resistentes e não adoecem com facilidade. Os pontos de atenção que os donos de Bassets Hounds precisam ficar de olho são com doenças do disco intervertebral, glaucoma, males gástricos e a obesidade, que pode contribuir para piorar a condição da coluna do animal. Além disso, pelo fato de suas orelhas serem muito caídas existe acúmulo de sujeira, tente limpá-las ao menos uma vez por semana para evitar possíveis otites.

 

Filhotes

Os filhotes de Basset Hound são muito espertos e brincalhões. Devido ao temperamento teimoso dessa raça, é muito importante impor regras e limites aos pets desde pequenos para que eles não se tornem adultos resistentes ao aprendizado.

 

Apartamento ou casa?

O Basset Round, por seu porte e personalidade calma, pode ser criado tanto em apartamentos como em casas pequenas. Mas é muito importante, caso o espaço seja limitado demais, que o dono ajude o pet a praticar exercícios e não o deixe sozinho por muito tempo – devido à natureza carente da raça, o animal pode ficar entediado e isso o fará latir ou até mesmo uivar até que alguém retorne. O exercício também se mostra importante, pois esta raça tem tendência à obesidade e, caso fique muito tempo ocioso, ele pode ficar acima e adquirir outros problemas de saúde como consequência (distúrbios na coluna, como já foi citado).

 

Você tem um Basset Hound? Escreva para nós nos comentários as principais características do seu pet.

 

Happy pet. Happy you.