Categoria: Gatos

Capa de 'Banhos em gatos: seu pet cheiroso e saudável'

Banhos em gatos: seu pet cheiroso e saudável

Gatos não são fãs de água e têm um comportamento arisco, mas eles precisam de banhos regulares e devem ser acostumados desde pequenos. A higiene adequada do gato influencia de forma positiva na sua saúde, pelagem e ajuda a deixar o pet livre de parasitas. Conheça algumas dicas importantes para que o banho do animal em casa seja confortável e tranquilo!

O chamado "banho de língua" que os gatos tomam todos os dias não removem a sujeira totalmente. O banho é necessário para eliminar todas as impurezas e deixar a pelagem do gato sempre bonita.

Farmina - Como dar banho em gato

 

Antes de molhar o pet, é necessário remover todos os nós e embaraços do pelo com um pente. Esse processo remove os pelos em excesso e previne as famosas “bolas de pelo” que podem prejudicar a saúde do felino.

Sempre utilize uma banheira e acostume o gato com o barulho da água para que ele não se assuste e arranhe sua pele. A água deve ser morna e nunca mais fria do que a temperatura corporal do felino.

Tome cuidado com as orelhas, olhos e focinho. Esse último deve ser higienizado apenas com as mãos para que não entre água nas narinas.

Farmina - Banho de gato

As orelhas podem ser limpas com cotonete seco, somente na área externa para não causar lesões no tímpano do bichano. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, tapar as orelhas do pet com algodão para não entrar água em seus ouvidos não é o procedimento adequado. O algodão umedecido pode causar otite, uma inflamação no canal auditivo. A melhor maneira é lavar a cabeça com muito cuidado.

Ensaboe o corpo do gato com shampoo ou sabonete neutro e hipoalergênico, que deve ser recomendado por um médico veterinário, de acordo com a raça do animal. Depois remova todo o sabão e enrole-o em uma toalha. 

O uso do secador auxilia a retirar o excesso de água da pelagem. No entanto, é importante deixar que o gato se habitue ao som do aparelho e sempre ajustar o equipamento em uma temperatura agradável para a pele do animal.

Após o “dia de beleza”, deixe o pet descansar e curta bons momentos ao lado dele!

Happy Pet. Happy You.