Categoria: Cães

Capa de 'As melhores raças de cachorros para crianças'

As melhores raças de cachorros para crianças

Segundo um ditado popular, o “cão é o melhor amigo do homem”. De fato, esses animais tendem a ser muito fiéis e companheiros de seus donos. Por esse motivo, crescer com cães em casa pode ser estimulante para o desenvolvimento da criança e sinônimo de uma forte amizade.

Algumas raças são mais indicadas para conviver com os pequenos, características como a tranqüilidade, fácil adaptação a ambientes movimentados e o temperamento dócil podem indicar que o animal é perfeito para esse convívio. É importante ressaltar que, a maneira como o cão foi criado pode influenciar essas características que vão além do biológico.

 A interação cachorro e criança pode ser benéfica em vários sentidos, além do laço de amizade, o fortalecimento da saúde, a habilidade de leitura, o senso de responsabilidade e o desenvolvimento cognitivo são fortalecidos através da convivência.

Os exercícios físicos e a disciplina do animal contribuem para a melhora do relacionamento, ao mesmo tempo em que a criança deve aprender a identificar quais as necessidades e os limites dos pets. Vale lembrar que não é indicado deixar um animal, independente do porte ou da raça, interagir com uma criança sem a supervisão de um adulto.

Fatores genéticos, comportamentais e do meio em que são criados fazem com que alguns cães sejam mais recomendados para o convívio com crianças. Separamos uma lista para você. Confira!

 

1- Buldogue Inglês

Com temperamento dócil e amigável, esses animais são excelentes opções para quem tem criança. O Buldogue Inglês se adapta bem em casa ou apartamento, mas é preciso disciplina para ensiná-los, pois são cães que possuem força física e podem ser brutos, mesmo que por brincadeira.

 

2- Poodle

Os cães dessa raça são ativos, inteligentes, gentis e ótimos companheiros para as brincadeiras. Como não soltam pelos, podem ser uma ótima opção para crianças que são alérgicas, só é preciso redobrar a atenção para a versão toy dos Poodles, como são muito delicados não são recomendáveis para o convívio com os pequenos.

 

3 – Beagle

Agitado e brincalhão, o Beagle é uma ótima opção de cão para criança. Passeios e brincadeiras devem ser incluídos em sua rotina, caso contrário toda a energia desses animais podem ser descontadas em móveis e outros objetos de casa. Quem optar por essa raça terá um companheiro amoroso e um amigo fiel.

 

 

4- Collie

Como são cães de pastoreio, o Collie é um cachorro que responde bem aos treinamentos e comandos, mas adora uma brincadeira! A raça é amorosa e apegada à família. Juntos, cão e criança podem aprender noções de companheirismo, afeto e responsabilidade. Essa é uma ótima raça de cachorro para criança.

 

5- Labrador Retriever

O Labrador é um dos cães mais conhecidos no mundo e uma ótima opção para convívio com crianças. Muito inteligente, eles são ativos, protetores e verdadeiros apaixonados por seus donos. É preciso muita brincadeira para gastar toda a energia desses animais.

 

6- Bull Terrier

Muito inteligentes, esses animais são ideias para crianças energéticas, já que eles agüentam horas e horas de brincadeiras. Embora essa raça seja indicada para os pequenos, é preciso fazer uma ressalva: por serem animais fortes, não são recomendados para crianças pequenas.

 

7- Pug

Ideais para quem mora em apartamentos, o Pug é um animal que se treinado e socializado, pode se tornar um ótimo cão para crianças. Esses animais são pequenos, não latem e não precisam de muitos exercícios físicos, mas são extremamente carinhosos e felizes.

 

 

8- Golden Retriever

Se a criança gosta de brincar na piscina, esse animal será seu melhor companheiro! Além de adorarem nadar, os Golden são animais sociáveis, tolerantes e muito inteligentes, mas não se dão bem com períodos longos sozinhos, precisam e gostam sempre de ter companhia.

 

9- Shih Tzu

Os cães da raça Shih Tzu são muito amigáveis, carinhosos e se adaptam facilmente ao ambiente. Por serem animais muito queridos conquistam facilmente o coração das crianças, além de conviverem bem na presença de outros animais. Só é preciso estar atento as crianças que costumam brincar de forma mais bruta, pois são animais frágeis.

 

10- Vira-lata

Extremamente companheiros, esses cachorros são muito indicados para o convívio com crianças e se tornam quase “irmãos” dos pequenos. Brincam, assistem televisão e, se for permitido, até na hora de dormir não desgrudam dos donos.

 

Happy pet. Happy You.