Categoria: Saúde e Bem-Estar

Capa de 'As fontes inovadoras de proteína animal'

As fontes inovadoras de proteína animal

Já falamos bastante sobre a alimentação dos cães e gatos aqui no blog. Explicamos em detalhes as particularidades desses carnívoros, com seus hábitos alimentares, preferências e até requerimentos nutricionais. Neste artigo, vamos falar mais sobre a proteína, em especial a de origem animal, apresentando as novas opções disponíveis no mercado de alimentos para cães e gatos.

A importância da fonte de proteína na nutrição de carnívoros

Por mais que não aparente, desde um delicado Yorkshire, um alegre Labrador, um simpático vira-lata e até um robusto Pastor Alemão, todos cães descendem do mesmo ancestral, o Lobo Cinzento. Cães e lobos têm muito em comum, principalmente as características alimentares.

Em relação aos gatos, ocorre o mesmo, já que descendem de felinos selvagens muito semelhantes a eles. A fisiologia digestiva é praticamente a mesma, as necessidades nutricionais são parecidas e até os hábitos alimentares têm semelhanças. A necessidade de grande quantidade de proteína na dieta é a principal característica em comum. Nesse ponto, vale destacar que a maior parte dessa proteína deve vir de fontes de origem animal.

Os aminoácidos essenciais para os carnívoros são encontrados em suficiente quantidade e variedade nos alimentos de origem animal. Por exemplo, tanto o ovo, como as carnes bovina, suína, de aves, de cordeiro e até de peixe contêm todos aminoácidos essenciais em teores expressivos, sendo consideradas fontes de “alto valor biológico”. Já os alimentos vegetais possuem uma variedade e quantidade bem menor destes aminoácidos.

A capacidade de gerar energia facilmente a partir da proteína e da gordura é uma importante particularidade metabólica que os diferencia dos animais onívoros (como os humanos, por exemplo). Para gerar energia, é fundamental que o alimento seja digerido adequadamente, e o sistema digestório dos carnívoros está melhor adaptado a fazer isso com alimentos de origem animal. Vegetais em geral apresentam baixa digestibilidade para cães e gatos e, muitas vezes, precisam de um pré-preparo (cozimento, quebra em partículas menores, retirada de partes não digeríveis, etc.). Digestibilidade significa o quanto determinado alimento pode ser aproveitado após ser digerido.

As fontes de proteína animal

Em geral, as carnes possuem alta digestibilidade para cães e gatos. As diferenças são em relação ao sabor e a proporção de alguns nutrientes. Porém, a qualidade da fonte é fundamental para que o animal possa aproveitar todos esses nutrientes de forma excelente. Não é à toa que a Farmina leva essa questão tão a sério em toda sua linha de produtos, utilizando apenas matérias-primas de altíssima qualidade, oriundas de fornecedores devidamente cadastrados após minuciosa análise. Entre essas matérias-primas, a Farmina lançou recentemente a N&D Quinoa composta por produtos com fontes inovadoras de proteína animal, confira:

Carne de Pato: Muito apreciada na Europa, a carne de pato é uma opção interessante em relação ao frango por ter um sabor mais acentuado e ser uma das fontes de proteína menos comuns para cães e gatos. Esse detalhe a torna uma alternativa a animais que apresentam algum tipo de alergia ou intolerância alimentar.  A carne de pato é utilizada como fonte de proteína animal na N&D Quinoa Skin e Coat para cães, que possui uma fórmula desenvolvida para animais com sensibilidade de pele, restaurando e mantendo a saúde da pele e da pelagem. A carne de pato é rica em antioxidantes naturais, ferro, vitaminas e ácidos graxos poli-insaturados ômega 3.

Carne de Peixe: Os pescados são muito valorizados por terem uma carne magra e rica em ômega 3, um ácido graxo com diversas propriedades benéficas, inclusive anti-inflamatória.  Além disso, contém as vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A e a vitamina D. Assim como a carne de pato, é uma opção para animais que apresentam alergias ou intolerâncias alimentares. Alguns pets nunca tiveram contato com as proteínas presentes na carne de peixe, sendo assim outra alternativa válida. A N&D Quinoa Skin e Coat também está disponível na versão peixe, para cães e para gatos.

Carne de Cordeiro: Muito apreciada no Oriente Médio e na Europa, o consumo dessa carne tem crescido Brasil, pois possui um sabor típico, mas a proporção de nutrientes é parecida com outras carnes vermelhas. É rica em ácidos graxos essenciais e ácido linoleico conjugado (CLA), com uma melhor relação entre massa magra e gordura. Os produtos N&D Quinoa Digestion (fórmula altamente digestível para a saúde do trato gastro-intestinal) e N&D Quinoa Weight Management (auxilia na restauração do peso corporal ideal e na manutenção em animais com tendência a excesso de peso) são feitas à base de carne de cordeiro.

A linha N&D Quinoa oferece um sistema nutricional para carnívoros com mais de 90% de proteínas de origem animal, sem cereais e adequada ao bem-estar de cães e gatos. Para mais detalhes sobre as linhas desenvolvidas pela Farmina, deixe um comentário abaixo ou entre em contato. Você pode também navegar no nosso site para checar informações como a composição, os níveis de garantia e onde encontrar esses produtos.