O resultado de uma pesquisa realizada pelo Centro de Produções Técnicas no Reino Unido, que acompanhou cerca de mil crianças, de 5 a 16 anos de idade, pelo período de um mês, constatou que a maioria se sente mais feliz quando tem um bicho de estimação. Segundo especialistas, os animais estimulam os pequenos a desenvolverem valores como empatia, preocupação com o próximo e demonstração de afeto.
As vantagens são inúmeras para a criança e para o animal. Porém, é preciso ter responsabilidade antes de adotar um pet. É imprescindível estar ciente que ao adquirir um cão ou um gato de estimação, a atenção e fiscalização dos pais são de extrema importância. O espaço físico disponível, a rotina da família e a idade da criança também devem ser considerados antes de comprar um bichinho.
Benefícios
Além das crianças aprenderem com os animais a demonstrar afeto, se preocupar com o próximo, desfrutar de sensações como explorar e descobrir coisas novas e adquirir mais responsabilidade, eles são responsáveis por trazer benefícios como estimular a coordenação motora, à prática de atividades físicas como correr, subir escadas e caminhar, faz com que crianças tímidas se sintam mais seguras, auxiliam no tratamento de deficiências sensoriais (visuais e auditivas), atrofias musculares, paralisia cerebral, autistas e portadores de Síndrome de Down.
Como escolher
No caso dos cães, as raças mais dóceis são as indicadas para conviver com crianças como, por exemplo, o Lhasa Apso, Labrador, Bulldog Inglês, Pug e Shih Tzu.
Já os gatos são adequados para famílias que ficam fora de casa durante todo o dia e só tenham disponibilidade para dar atenção ao bichinho nos finais de semana.
Porém, uma coisa é certa: cada tipo de animal tem suas particularidades, traz alegria e muito aprendizado para a vida das crianças.
Estímulo à relação
Não deixe que o seu filho fique com o bichinho somente na hora da brincadeira. Ensine-o a ajudar na limpeza, alimentação, dar banho, cuidar quando estiver doente e todas as obrigações que forem necessárias para o desenvolvimento e bem estar do animal.
Quer receber mais informações sobre animais? Fique atento ao nosso blog. Você pode ainda compartilhar ideias e sugestões nos comentários, participe!
Happy pet. Happy you.