Categoria: Saúde e Bem-Estar

Capa de 'Animais e crianças: benefícios para a vida'

Animais e crianças: benefícios para a vida

O resultado de uma pesquisa realizada pelo Centro de Produções Técnicas no Reino Unido, que acompanhou cerca de mil crianças, de 5 a 16 anos de idade, pelo período de um mês, constatou que a maioria se sente mais feliz quando tem um bicho de estimação. Segundo especialistas, os animais estimulam os pequenos a desenvolverem valores como empatia, preocupação com o próximo e demonstração de afeto.

As vantagens são inúmeras para a criança e para o animal. Porém, é preciso ter responsabilidade antes de adotar um pet. É imprescindível estar ciente que ao adquirir um cão ou um gato de estimação, a atenção e fiscalização dos pais são de extrema importância. O espaço físico disponível, a rotina da família e a idade da criança também devem ser considerados antes de comprar um bichinho.

Animais e crianças entenda a importância desta amizade

Crianças com animais, uma relação incrível

Benefícios

Além das crianças aprenderem com os animais a demonstrar afeto, se preocupar com o próximo, desfrutar de sensações como explorar e descobrir coisas novas e adquirir mais responsabilidade, eles são responsáveis por trazer benefícios como estimular a coordenação motora, à prática de atividades físicas como correr, subir escadas e caminhar, faz com que crianças tímidas se sintam mais seguras, auxiliam no tratamento de deficiências sensoriais (visuais e auditivas), atrofias musculares, paralisia cerebral, autistas e portadores de Síndrome de Down.

Criança e cachorro amizade sem limites

Criança e gatos a convivência

O menino e o cãozinho amigos para sempre

Como escolher

No caso dos cães, as raças mais dóceis são as indicadas para conviver com crianças como, por exemplo, o Lhasa Apso, Labrador, Bulldog Inglês, Pug e Shih Tzu.

Já os gatos são adequados para famílias que ficam fora de casa durante todo o dia e só tenham disponibilidade para dar atenção ao bichinho nos finais de semana.

Porém, uma coisa é certa: cada tipo de animal tem suas particularidades, traz alegria e muito aprendizado para a vida das crianças.

Cães pequenos e dóceis

Estímulo à relação

Não deixe que o seu filho fique com o bichinho somente na hora da brincadeira. Ensine-o a ajudar na limpeza, alimentação, dar banho, cuidar quando estiver doente e todas as obrigações que forem necessárias para o desenvolvimento e bem estar do animal.

Bebê e cãozinho, uma fofura

Quer receber mais informações sobre animais? Fique atento ao nosso blog. Você pode ainda compartilhar ideias e sugestões nos comentários, participe!

Happy pet. Happy you.