Categoria: Gatos

Capa de 'Angorá: características da raça'

Angorá: características da raça

Muito confundidos com os gatos da raça Persa, o Angorás também são conhecidos por sua pelagem longa e sedosa e seu temperamento calmo e carinhoso. Mas, diferente dos Persas, eles possuem o nariz comprido e reto e um rosto em formato triangular.

Conheça outras características desse felino encantador ao longo da matéria.

 

Ficha técnica

O gato Angorá foi o primeiro de pelo comprido descoberto, por este motivo, todos os outros felinos com esta característica descendem dos Angorás. Eles nasceram na região da Turquia e, pelas superstições da época, eles traziam sorte e riqueza para quem os possuísse. No século XVII a raça foi introduzida na Europa, sendo os primeiros gatos de pelagem longa do continente.

Sua cabeça é pequena, com nariz alongado, queixo arredondado, orelhas longas e pontiagudas. De porte médio, os gatos Angorás possuem tradicionalmente a pelagem branca ou amarela, mas também existem exemplares nas cores azul, preto e tricolor.

 

Personalidade e comportamento

Estes felinos costumam ser muito carinhosos e super apegados com os donos, além disso, é considerada uma das mais inteligentes entre os gatos. Eles são muito ativos e gostam de brincar, por isso aproveite seu tempo livre para se exercitar com seu peludo, dessa forma você também evitará que ele tenha problemas com sobrepeso.

Se você está procurando uma raça de gato que seja sociável com crianças ou outros animais, o Angorá é a pedida certa. Ele também é um tipo de animal que se adapta super bem em apartamento, já que não precisa de muito espaço para se divertir.

 

Cuidados e saúde

Devido a sua pelagem longa, os Angorás necessitam de banhos quinzenais e escovação diária, para que os pelos não embaracem e ocasionem lesões e doenças na pele do animal.

Ocasionalmente, os gatos desta raça podem desenvolver doenças e infecções do trato urinário devido à alimentação de baixa qualidade. Caso você verifique urina em locais diferentes do habitual e com um odor muito forte, procure um médico veterinário para que seja feito o diagnóstico e tenha início um tratamento.

Estes gatos também podem ser acometidos por diabetes e obesidade, por isso é importante oferecer uma dieta adequada e praticar exercícios físicos com seu felino diariamente.

 

Você possui um Angorá ou ainda tem alguma dúvida sobre a raça? Deixe um comentário abaixo!

 

Happy pet. Happy you.