Categoria: Cães

Capa de '6 indícios que comprovam a inteligência dos cães'

6 indícios que comprovam a inteligência dos cães

Diariamente os donos de cães se deparam com atitudes de seus animais que eles consideram inteligentes, seja por aprenderem rapidamente um novo comando ou por compreenderem algo que desejam que ele pare de fazer. Mas até onde vai a inteligência dos cães? Qual o nível que o pensamento deles pode atingir e compreender?

Pensando nisso, várias pesquisas foram desenvolvidas a fim de entender até onde vai a capacidade de compreensão dos nossos amigos caninos, e já existem alguns indícios que comprovam que os cães possuem uma capacidade cognitiva bem desenvolvida, que proporciona a eles ações que são entendidas como sinais de inteligência. Confira alguns indícios:


Leitura corporal

Quem nunca ouviu alguém dizer para que você nunca demonstre a um cão que está com medo dele? Pois é, tudo indica que os cães sabem fazer a leitura corporal dos humanos. Eles têm a capacidade de detectar quando nos mostramos confiantes, relutantes ou com medo, e isso influencia o comportamento deles para com seus tutores. Esta é uma forma de compreensão muito rara entre os animais.


Aprender palavras

Da mesma forma que crianças identificam novas palavras em seus vocabulários, por meio de processos lógicos de dedução é possível ensinar aos cães o significado de algumas palavras específicas. Os cães mais inteligentes, como o Border Colie, podem aprender mais de mil palavras e comandos quando adestrados corretamente.


Capacidade de comunicação

Sabe quando você olha para seu cão e sabe o que ele está tentando lhe dizer? Estudos apontam que os diferentes rosnados, latidos e olhares dos cães realmente indicam sentimentos e desejos. Acredita-se que esses hábitos tenham sido desenvolvidos em função da domesticação destes animais, já que pequena parcela deste tipo de comunicação provém dos lobos.


Jogo da enganação

É só você virar as costas ou se distrair que seu cão faz algo que ele sabe que não pode. Isso não é coincidência, estudos comprovam que os cães sabem quando não estamos prestando atenção neles ou que estamos distraídos e aproveitam esta brecha para aprontarem.


Eles têm amigos

Diferente de outros grupos de animais, em que o líder é o mais forte e que consegue se procriar mais, com os cães o líder é aquele que tem mais amigos! Isso mesmo, eles entendem que quanto mais eles forem queridos, mais seguidores eles terão.

Além disso, eles sentem empatia por outros cães. Quando existe uma briga e um terceiro cão é introduzido neste ambiente, ao invés de vangloriar o animal vencedor ele vai consolar aquele cão que perdeu!

 

Conseguiu identificar alguma destas características no seu cão? Conte para nós nos comentários!

 

Happy pet. Happy you.